Santa Casa promoveu o Dia C contra a Hepatite C

A Santa Casa promoveu no dia 24 e 25 de outubro o dia C contra a Hepatite C, a campanha tem a parceria do Laboratório Schering-Plough, que patrocinou 500 testes gratuitos para a identificaçao da doença, estes foram aplicados a  populaçao, tendo como público-alvo manicures, indivíduos que receberam transfusao de sangue, algum transplante de órgao ou que fizeram uso de fatores sanguíneos antes de 1992, dependentes químicos, inclusive aqueles que o fizeram só uma vez em qualquer época da vida; doentes renais em hemodiálise; pessoas que apresentem dois resultados de transaminases anormais, ou que apresentem qualquer outra evidência de dano hepático; profissionais da área da saúde, após acidente biológico ou Exposiçao percutânea ou nas mucosas com sangue contaminado; filhos de maes contaminadas com a hepatite C e contaminados pelo HIV/AIDS.

Além do teste os portadores da doença receberam indicações de como proceder, visto que a Hepatite C deve ter um acompanhamento médico constante.

A Hepatite C é uma infecçao no fígado causada por um vírus. Como na maioria dos casos ela nao tem cura, apenas controle, ao longo do tempo pode levar a danos permanentes no fígado como cirrose, câncer ou até mesmo o comprometimento total do órgao.

“Muitas pessoas convivem anos com este vírus sem saber que estao contaminadas. Isto é muito perigoso, pois elas só acabam percebendo que estao doentes depois que o fígado já está com danos graves, a campanha veio alertar e despertar junto a populaçao local a importância da prevençao a  doença e também levar a orientaçao a todos os participantes.” Disse Dr. Alzimara Hemerly, médica responsável pela Campanha.

Em alguns casos, a doença pode ocorrer por pouco tempo e logo se restabelecer, é a chamada hepatite aguda. A maioria das pessoas infectadas pelo VHC, no entanto, fica com ele por um longo tempo, de forma cra´nica.

Hoje, existem 200 milhões de pessoas infectadas por este vírus no mundo. No Brasil, esse número é de aproximadamente 3,2 milhões.

Os sintomas da Hepatite C sao: avermelhamento das palmas das maos, uma vez que os vasos sanguíneos ficam dilatados, pequenos vasos sanguíneos marcados na pele. Sao similares a pequenas teias de vasinhos vermelhos e geralmente aparecem no peito, nos ombros e no rosto, inchaço no esta´mago, pernas e pés, danos no cérebro e no sistema nervoso, fena´meno que é chamado de encefalopatia. Isto pode ocasionar confusao mental e distúrbios de memória e concentraçao.

Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos