Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Vítimas de enchente precisam tomar cuidados para evitar doenças

O temporal que devastou municípios do Sul do Estado no último fim de semana deixou um rastro de destruição e prejuízos para os moradores destes locais. Além disso, as águas das enchentes pode trazer outros problemas para essas pessoas: as doenças provocadas pelo contato com água contaminada.

Normalmente, as águas das chuvas se misturam com esgoto e lixo e podem causar sérias doenças, como leptospirose, hepatite A e gastroenterite, já que as pessoas podem ter contatos com bactérias e vírus.

A leptospirose é a mais comum, que é transmitida pela urina do rato. Nesse período de chuvas, o número de causos pode aumentar consideravelmente, principalmente em locais afetados por enchentes.

De acordo com o médico clínico geral da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, João Liparizi Neto, todas essas doenças dão alguns sinais, como febre, dor muscular, náuseas ou dores abdominais.

"É preciso ficar muito atento a esses sintomas e procurar um médico imediatamente, já que o quadro pode se agravar e ficar ainda mais sério", explicou.

O médico deu uma dica simples para quem foi atingido pela enchente e ajuda a evitar a contaminação.

Para fazer a lavagem de casas, móveis e roupas atingidas pela água contaminada basta pegar um balde com 20 litros de água limpa e adicionar 200ml de água sanitária.

"Essa dica serve para desinfetar o ambiente e evitar possíveis contaminações. Lembrando que é importante também só ingerir água mineral", reforçou o especialista.

Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval