Utilizaçao de Kits Terapêuticos humaniza tratamento em UTI e Enfermaria de longa permanência na Santa Casa

Nesta semana foram entregues para a UTI e a seção Nossa Senhora da Penha da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, kits terapêuticos que serão utilizados para trabalhar a ansiedade e a motivação de pacientes em longa permanência. Eles foram solicitados pelas enfermeiras Heriele Cintia Martins e Flaviana Donato.

A humanização na saúde é uma iniciativa que faz parte da Política Nacional de Humanização criada pelo Ministério da Saúde com a necessidade da qualificação no atendimento, relacionamento e atenção aos usuários do sistema nacional de saúde (SUS).

Foram disponibilizadas telas, tintas, pincéis e jogos que serão trabalhados em parceria com a equipe multidisciplinar dos setores.

A UTI é um setor muito fechado, muitas vezes o acamado não sabe a hora ou o dia em que está, causando confusão aos pacientes. Por isso de acordo com a enfermeira Flaviana Donato os kits serão utilizados também para a reabilitação do paciente.

Na Seção Nossa Senhora da Penha devido ao cenário de ansiedade pelo longo período de internação em que passam a maioria das pacientes. Além disso, comportam em sua maioria, senhoras de idade avançada que tendem a ficar muito tempo em tratamento.

De acordo com enfermeira Heriele Cintia Martins, responsável pela enfermaria NSP, os quartos não possuem nenhuma distração e por isso o pedido foi feito pelas próprias acamadas e acompanhantes.

“Eu vi a necessidade de trazer algo para elas, pois devido à longa permanência é possível perceber a agitação nas pacientes e esse pedido foi para diminuir a ociosidade gerada”.

Em muitos casos é muito comum a parte psicológica interferir, deixando o paciente mais depressivo e ansioso. Esse projeto, por sua vez, além de deixar os internados mais tranquilos, trabalha a parte motora através dos desenhos, fazendo com que eles se movimentam mais.

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher