Uma equipe de profissionais da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou, nesta terça-feira, uma ação para incentivar a doação de órgãos. A iniciativa faz parte da programação da campanha Setembro Verde.
Pela manhã, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) visitou diversos estabelecimentos comerciais e fez uma abordagem educativa com comerciantes, funcionários e clientes no Centro da cidade.
Foram distribuídos panfletos com informações sobre a campanha e também corações verdes que simbolizam o gesto de amor e solidariedade com aqueles que aguardam na fila por um transplante.
“O objetivo desta ação é conscientizar a população de modo geral sobre a doação de órgãos e como ser um doador”, explicou a enfermeira da CIHDOTT, Beatriz Colodetti.
Segundo ela, é muito importante que em um momento junto com a família a pessoa possa expressar esse desejo de ser um doador.
“É a família que vai autorizar a doação. Por isso é importante deixá-la avisada”, orientou.
Captação
Na última semana, a Santa Casa Cachoeiro realizou uma nova captação de órgão. Quatro pessoas terão a esperança de uma vida melhor. Foram doados o coração, fígado e rins.
Após a cirurgia, funcionários fizeram uma homenagem para a família do doador. Membros da Igreja Hebron participaram da celebração com cânticos de fé e esperança.
Só este ano, a Santa Casa Cachoeiro já realizou diversas cirurgias de captação. Ao todo, 29 órgãos foram captados desde o início do ano.
Programação
Durante o mês de setembro, a Santa Casa realizou uma série de atividades para incentivar a doação de órgãos.
Entre elas, um mural de incentivo à doação, onde funcionários deixaram mensagens sobre a campanha. Além das abordagens desta terça-feira, foram feitas também ações nas igrejas e escolas.
Nas redes sociais, pacientes que aguardam por um transplante de rins também deram depoimentos com apelo para que as famílias autorizem a captação de órgãos.