Setembro Amarelo: Santa Casa promove ações durante mês de prevençao ao suicídio

Hoje, 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. É por conta da data que o mês hospeda a campanha “Setembro Amarelo” que tem por objetivo debater e educar sobre o tema, suas causas e formas de prevenção.

Na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro – filial Castelo, que oferece oito leitos especificamente ao tratamento de saúde mental para pacientes que precisam do serviço, o mês vai ser especial.

Em atenção ao ‘Setembro Amarelo’ a instituição vai promover uma palestra aberta a comunidade para abordar a saúde mental e o seu papel na prevenção do suicídio. A comissão de Humanização do hospital também fará abordagens educativas que devem acontecer internamente.

Além disso, os funcionários da unidade estão usando camisas na cor da campanha durante o expediente para alertar a população sobre o problema e também sua prevenção.

Entretanto, não só em setembro, mas durante o ano inteiro, diversas ações terapêuticas já são realizadas. Uma delas é a técnica que utiliza pintura em tecido e que vem dando muitos resultados no tratamento.

Os pacientes têm a liberdade de criar e soltam a criatividade para fazer seus desenhos que ajudam no aumento da autoestima, maior discernimento sobre sua doença, capacidade de pensamento crítico, troca de experiências, autoconhecimento e, consequentemente, maior adesão ao tratamento.

Todo acompanhamento dos pacientes é feito por uma equipe multidisciplinar que é composta por médico clínico geral, psiquiatra, psicólogo, assistente social e profissionais de enfermagem.

A programação completa dos eventos que devem acontecer em Castelo no mês de setembro estará disponível em breve no site do hospital.

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro