Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Setembro Amarelo: Santa Casa faz alerta para prevençao ao suicídio

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou, nesta quinta-feira (3), uma ação de conscientização e prevenção ao suicídio. A iniciativa faz parte da Campanha Setembro Amarelo.

Na tenda montada no pátio do hospital, os funcionários foram recebidos com música, receberam brindes e tiveram acesso a diversas mensagens motivacionais.

Além disso, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), em parceria com a Cipa, também criou um espaço para que os funcionários pudessem fazer fotos com o tema da campanha.

"O objetivo é mostrar as causas que podem levar ao suicídio e alertar para a prevenção. Além disso, queremos mostrar que  ninguém está sozinho e que estamos à disposição para auxiliá-lo com ajuda de um profissional em caso de algum problema de saúde".

Redes Sociais

As redes sociais chegaram para ficar no mundo inteiro e tem ganhado cada vez mais força e novos adeptos. Embora sejam uma ferramenta para estreitar relacionamentos, se não tomar cuidado também podem causar problemas emocionais.

É o que explica o psicólogo Tiago Nunes Botura, que atua no Santa Casa Especialidades. Para ele, as redes sociais têm contribuído para despertar doenças emocionais em determinadas pessoas.

“E a depressão, em grau elevado que gera muitas vezes o suicídio,  é uma dessas doenças”, alertou o especialista.

Botura ressalta ainda que atualmente muitas pessoas vivem uma vida nas redes sociais onde demonstra estarem felizes, mas na verdade tentam mascarar o que realmente estão sentindo.

Normalmente quem está caminhando para uma doença emocional, como a depressão, por exemplo, emite alguns sinais que é preciso ficar alerta.

Os mais comuns são os de pensamento catastrófico, baixa autoestima, isolamento social, pensamento em suicídio com planejamento e ideias de como concretizar o ato.

Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes