Santa Casa usa música para acalmar e aliviar o estresse dos funcionários

Já dizia a sabedoria popular: Quem canta seus males espanta. E pensando nisso, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro vem utilizando música para acalmar e aliviar o estresse de funcionários principalmente durante a pandemia.

O hospital possui um coral e todos os colaboradores podem participar dessa iniciativa. Por causa da necessidade do distanciamento social, as aulas estão acontecendo de forma online.

Segundo a regente do coral, Rosi Braga, cantar é uma ótima oportunidade para aliviar a ansiedade e também a tensão causada no dia-a-dia.

“Quando a gente canta, ajuda a produzir em nosso organismo duas substâncias que aumentam a sensação de prazer e bem estar. O cortisol, que é um hormônio ligado ao controle do estresse, e a endorfina, ligada ao prazer”, explicou.

Além disso, “o canto melhora nossa imunidade e naturalmente a gente acaba ficando mais calmo e mais tranquilo”, destacou a regente.

A coordenadora do Grupo de Humanização da Santa Casa, Vívian de Paula, é uma das alunas do coral. Segundo ela, durante os ensaios é o momento em que o estresse fica de lado.

“São momentos agradáveis, tranquilos e que nos ajudam a vencer os desafios e dificuldades, além de auxiliar no desenvolvimento de qualidades no ambiente de trabalho”.

Para participar do Coral da Santa Casa não é necessário ser cantor profissional para poder participar. “No próprio coral a gente faz o treinamento de afinação, colocação da voz e, a partir daí, a pessoa já pode aprender a cantar”, explicou a regente.

O único pré-requisito para poder participar é ter disponibilidade para participar dos ensaios e também das apresentações que são realizadas durante o ano. Por causa da pandemia, as apresentações foram reduzidas.

Os ensaios acontecem sempre às quartas-feiras. Quem quiser participar basta entrar em contato com a regente pelo número (28) 99903-7070.

Foto: Registro anterior a pandemia.

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher