Santa Casa se une a hospitais de Cachoeiro para realizar ações de conscientizaçao do setembro verde

Setembro já está na porta pronto para entrar e com ele a campanha “Setembro verde” de incentivo a doação de órgãos.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, hospital de referência estadual na captação de órgãos já realiza no decorrer do ano diversas ações voltadas para o tema como forma de conscientizar e informar sobre o processo de doação e sua importância. Mas a novidade deste ano é a parceria com os hospitais de Cachoeiro, Hospital Evangélico, Hospital Infantil e Unimed, para a realização de ações de incentivo a doação de órgãos.

A campanha desse ano trará na programação o I Fórum Sul Capixaba de Doação de Órgãos, o evento é voltado para profissionais e acadêmicos da área da saúde e acontecerá no dia 12 de setembro no auditório do hospital. Os detalhes sobre a programação do Fórum podem ser encontrados no site da Santa Casa.

Além disso, acontecerá a “Caminhada Verde” no dia 28 de setembro, o objetivo é sensibilizar as pessoas para que conversem com as famílias sobre a doação de órgãos. A caminhada deve reunir familiares de doadores, entidades e clubes de serviços da região, pessoas que aguardam por um transplante e profissionais de saúde. O evento é aberto à participação de toda população.

A proposta da caminhada é percorrer as ruas centrais da cidade, tendo início e término na Praça Jerônimo Monteiro, passando pela avenida Beira Rio, rua Bernardo Horta e Capitão Deslandes, com previsão de início às 9h.

Segundo Beatriz Colodette, enfermeira e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa, o Fórum foi programado no intuito de especializar os profissionais dos hospitais e capacitá-los, também para informar sobre o processo e seu funcionamento. Já a “Caminhada Verde” tem a intenção de chamar a atenção da população a respeito do tema.

“Porque muita gente tem duvidas, só quem trabalha com isso é que sabe realmente como que funciona. Além disso, nós queremos mobilizar a população e conscientizar em questão da doação, nós ainda temos muita dificuldade durante as entrevistas, porque os familiares não falam sobre isso em casa.”, afirmou.

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro