Santa Casa realiza Cineclube nas Enfermarias durante a Semana Santa

Com o intuito de fornecer um atendimento mais humanizado e motivar os pacientes a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro realiza nesta semana o Cineclube nas Enfermarias.

Organizada pelo Grupo de Humanização da entidade, a iniciativa que também visa entreter e divertir os pacientes, leva até os internados dos quartos SUS, filmes com mensagens reflexivas. Iniciativas como essa reduzem o estresse gerado durante o período de internação.

O projeto preconiza a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, no que se refere ao acolhimento humanizado e com base em uma demanda apresentada pela equipe multiprofissional da instituição.

As sessões acontecem algumas vezes ao ano em datas comemorativas ou de acordo com o quadro emocional do paciente a ser avaliado por profissionais de psicologia  ou fisioterapia da instituição.

Desta vez, o filme escolhido foi Mogli: O Menino Lobo, que conta a história de um menino criado por uma família de lobos que não é mais bem vindo quando o temido tigre Shere Khan promete eliminá-lo, pois o considera uma ameaça. Forçado a sair do bando Mogli entra em uma viagem em busca de uma aldeia de humanos para que fique seguro, nos ensinando a como ter coragem para enfrentar os desafios.

As sessões serão realizadas durante a semana santa em todas as enfermarias do hospital.

Grupo de Trabalho de Humanização

A Comissão de Humanização da Santa Casa Cachoeiro existe desde 2003, sendo fundada junto com a Política Nacional de Humanização do SUS e ao longo dos anos de sua criação sempre possuiu uma equipe ativa no desenvolvimento de atividades que visam promover melhoras no tratamento do paciente e no acolhimento do mesmo e de seus familiares.

Em 2016 a comissão trabalhou o aperfeiçoamento de suas ações com foco no paciente, para tanto desenvolveu o projeto cineclube nas enfermarias que através de suporte psicológico trabalhou a motivação nos pacientes em longo período de internação.

A realização de visitas lúdicas especiais na Unidade de Terapia Intensiva também foi uma ação do GTH que aprimorou o relacionamento família x paciente.