Santa Casa realiza açao em adesao a Semana Nacional de Humanizaçao

Aconteceu em todo o Brasil dos dias 7 a 11 de abril a Semana Nacional de Humanização, o evento organizado pelo Ministério da Saúde tem sua programação construída por quem faz a humanização do SUS.

Gestores, trabalhadores e usuários do sistema, movimentos sociais, estudantes, pesquisadores e instituições  cadastraram no site da rede humanizasus atividades relacionadas às diretrizes da Política Nacional de Humanização, para compor a programação oficial da semana por meio de debates, oficinas, fóruns, plenárias,  rodas de conversa, exposições, atividades culturais e outras ações de mobilização que possibilitem a análise dos dez anos de humanização no sistema público de saúde.

A Santa Casa Cachoeiro em adesão ao movimento, realizou na terça-feira, 08/04, Visita lúdica em suas enfermarias. A ação além de levar alegria aos corredores do hospital também teve o objetivo ouvir o paciente assistido, como forma de identificar novos mecanismos de humanização a serem implantados pelo hospital.

O contato com pacientes e familiares em período de internação, tevê abordagem orientada pelo Grupo de Humanização com a participação de demais colaboradores voluntários do hospital e gerará um relatório e um planejamento de ações.

Alguns depoimentos de colaboradores que participaram relatam a importância da ação, não sendo somente uma simples visita e sim uma conversa sem roda formada, em campo, onde está à realidade vivenciada pelos usuários, entre uma brincadeira e outra, risos e choros, foi possível fazer um diagnóstico do local, do paciente assistido e do colaborador.

Durante a ação os funcionários também foram mobilizados para campanha interna que aconteceu no hospital com o lema “Nossa proposta para essa semana é que o seu sorriso contagie nosso hospital”. Os funcionários receberam cartazes e algumas orientações.

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher