Santa Casa promove jornada de treinamento para garantir segurança de pacientes

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deu início, nesta terça-feira (18), a uma jornada de treinamento para os funcionários que atuam diretamente com os pacientes internados na instituição.

A iniciativa é uma ação do Núcleo de Segurança do Paciente e tem como objetivo reforçar o treinamento para a aplicação dos protocolos Básicos da Segurança do Paciente.

De acordo com a enfermeira Sinara da Cruz Figueiredo, enfermeira no núcleo, o propósito desses treinamentos é padronizar as ações e cuidados dos profissionais, incentivar a melhoria da segurança do paciente dentro da instituição, além de proporcioná-los uma melhor assistência.

“Acreditamos que todos fazendo sua parte, todos ficam mais seguros. O protocolo realizado nesta terça-feira é o de prevenção da queda. Então todos os profissionais podem identificar situações de risco e principalmente orientar os pacientes e acompanhantes”, destacou.

Entre os cuidados que serão reforçados nos treinamentos estão garantir um transporte seguro, utilizando a passarela do pátio, orientar o paciente a não se levantar rápido, manter grades elevadas das camas e macas, transportar o paciente em cadeira de rodas e acompanhar o paciente em suas atividades prevenindo a queda.

Além disso, a importância de notificar o núcleo quando acontecer alguma ocorrência para que sejam avaliadas as medidas para melhorias necessárias.

Nas próximas semanas, os treinamentos continuam com os temas Protocolo de Identificação Segura do Paciente e Prevenção de Lesão por Pressão.

Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro terá cirurgia bariátrica para pacientes de convênio e particular

Primeira captação de órgãos do ano na Santa Casa vai beneficiar cinco pessoas

Pintores se unem para reforçar estoque de sangue na Santa Casa de Cachoeiro

Últimos dias de inscrição para Residência em Medicina Intensiva

Santa Casa Cachoeiro forma três turmas de Residência Médica

Santa Casa Cachoeiro dá início ao processo de acreditação ONA

Fazenda da Santa Casa inicia colheita de até 25 toneladas de alimentos

Médico alerta para riscos de doenças causadas pelas enchentes