Na última quinta-feira (22) a Santa Casa Cachoeiro participou de sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa do Espírito Santo em homenagem aos hospitais filantrópicos, em comemoração ao dia 11 de março, dia dos Hospitais Filantrópicos.
A comemoração da data foi proposta pelo presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputado Dr. Hércules Silveira, com o intuito de destacar a importância do trabalho desenvolvido pelos hospitais filantrópicos no Estado e também destacar as necessidades que estes enfrentam, especialmente em relação à tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participaram da sessão o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, e o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES), Luiz Nivaldo Silva, o vice-governador do Estado, Givaldo Vieira, o presidente da Comissão de Saúde da Casa, o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino entre outras autoridades e representantes de entidades filantrópicas.
Durante sessão, Dr. Hércules falou que os hospitais filantrópicos “carregam a saúde pública nas costas” e que o Governo do Estado se empenha, faz investimentos, mas é preciso reconhecer o trabalho dessas entidades.
Em fala, O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES), Luiz Nivaldo Silva enfatizou que 65% dos atendimentos prestados pelo SUS no Espírito Santo, são realizados por hospitais filantrópicos, que formam a maior rede de assistência à saúde no Estado. ”Estamos aqui para relembrar o trabalho de todos que passaram aqui. A tarefa é árdua, não é fácil, se fosse alguém já teria resolvido. Não existe estrada pronta, nós fazemos juntos”, disse Luiz Nivaldo.