Santa Casa passa a oferecer videocirurgia a pacientes do SUS

A partir de hoje pacientes do Sistema Único de Saúde poderão ser operados por meio da cirurgia de videolaparoscopia na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. O aparelho foi adquirido a partir de emenda parlamentar da senadora Rose de Freitas.

A cirurgia de vídeo é realizada através de pequenos cortes e consiste na introdução de microcâmera que será reproduzida em um monitor e pinças que fazem o papel das mãos dos cirurgiões.

Considerado minimamente invasivo, este procedimento oferece uma série de vantagens em comparação com o convencional, como: pós-operatório com menos dor, baixo risco de complicações cirúrgicas e infecções, menor tempo de internação, retorno mais rápido as atividades de rotina, menos medicamentos são utilizados para controle de dor e melhor resultado estético, com cicatrizes menores.

De acordo com o coordenador do centro cirúrgico, o cirurgião geral Tarcisio Silveira da Fonseca foram adquiridos três equipamentos de videolaparoscopia para atender a população, dois ainda estão para chegar.

No hospital, as principais especialidades contempladas serão cirurgia geral, cirurgia abdominal e torácica, ginecologia e urologia. A inovação tecnológica proporcionará mais segurança nas operações.

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim é um dos mais modernos e bem estruturados da região. Possui cinco salas amplas e bem estruturadas com equipamentos modernos e de alta qualidade, além de uma farmácia 24 horas própria do setor e salas climatizadas.

Trabalha no setor uma equipe multiprofissional bem treinada composta de médicos, enfermeiros, técnicos, secretárias, funcionários do transporte de pacientes e higienização. Em média 600 cirurgias são realizadas por mês na Santa Casa.