Santa Casa inicia projeto de acolhimento com classificaçao de risco.

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, humanizar a assistência oferecida aos cliente e melhorar as relações internas, o hospital Santa Casa Cachoeiro iniciará projeto de Acolhimento com Classificaçao de Risco.

A proposta está inserida dentro da Política Nacional de Humanizaçao, PNH, do Sistema ašnico de Saúde, tendo como objetivo a priorizaçao do atendimento e diminuiçao da angústia de quem procura o Serviço de Pronto Socorro da Santa Casa e também dos profissionais que atuam no setor.

Por meio do Acolhimento com Classificaçao de risco o usuário que chegar ao hospital, passará por uma consulta de enfermagem que de maneira humanizada e responsável, classificará o paciente quanto ao seu quadro de risco com base nos sintomas apresentados por eles. Após a classificaçao os pacientes deverao aguardar atendimento de acordo com o grau de complexidade de seu caso clínico.

Para classificaçao os profissionais seguirao os seguintes critérios de prioridades: identificada pelas cores: VermelhoEmergência, atendimento imediato; Amareloatendimento de Urgência realizado após paciente com tarja vermelha; Verde – Semi-urgência – realizado após paciente das cores vermelha e amarela; Azul – Nao urgência, serao atendidos após os atendimentos citados anteriormente.

A expectativa por parte dos gestores do projeto e da direçao do hospital é que dentro de poucos meses os pacientes já tenham um “novo olhar” sobre o potencial de atendimento da Santa Casa, e se sintam cada vez mais seguros ao procurarem os serviços do hospital.

“A nova metodologia de atendimento e de assistência, depois de totalmente implantada vai diminuir filas, valorizar o trabalho dos funcionários e de forma humanizada oferecer melhor acolhida, rapidez e resolutividade.” Argumentou o  Enfermeiro Irineu Sodré, coordenador do projeto.

Sistema de atendimento do Projeto

·          Vermelho – Emergência atendimento imediato.

·          Amarelo – Atendimento de Urgência realizado após paciente com tarja vermelha.

·          Verde – Semi-urgência – realizado após paciente das cores vermelha e amarela.

·          Azul – Nao urgência – será atendido após os atendimentos citados anteriormente.