Santa Casa inicia campanha para motivar mulheres a doarem sangue

Com o objetivo de sensibilizar as mulheres e aumentar o número de doadoras de sangue, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro inicia a campanha "Mulher de verdade doa sangue". Maio é o mês das mães e também conhecido como o das noivas, por isso, foi a data escolhida.

Para entender a importância desta campanha, em média a instituição recebe 552 doações por mês, destas, apenas 135 são mulheres. Em 2016, 75% dos doadores foram homens e 25%, mulheres.

Realizado desde 2012, o projeto visa acabar com os mitos que impedem as mulheres de doarem sangue.

Para a enfermeira Cintia Pimenta, coordenadora do banco de sangue, as doações femininas possuem menos chance de terem problemas. “As mulheres são mais cuidadosas com a saúde e consequentemente com menos índices de doenças transmissíveis, o que agrega mais segurança no sangue doado. Sem contar que algumas mulheres têm mais tempo disponível do que os homens, devido profissões informais ou sem vínculo empregatício”.

O hospital precisa continuamente de doações, atualmente o número de doadores por dia é de 22 quando o ideal seria 35.

Ainda segundo a enfermeira Cintia, com o passar dos anos, houve o aumento na procura, melhorando a prevalência de mulheres no serviço, entretanto o número ainda é pequeno.

A Campanha  que se iniciou na segunda-feira, 08, segue até o dia 31 de maio. As primeiras 50 mulheres que doarem sangue receberão brindes personalizados. O banco de sangue da Santa Casa Cachoeiro funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h e sábado, de 7h às 11h.

Vale ressaltar que além de abastecer sua própria demanda o hospital também fornece bolsas para o hospital Infantil Francisco de Assis e para a Filial Castelense.

O que você precisa para ser doadora:

– Ter entre 16 e 68 anos;

– Ter peso superior a 50 Kg;

– Não estar com suspeita de gravidez, grávida ou amamentando;

– Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

– Não ser portador de doenças graves;

– Não ter feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano;

– Não fazer uso de medicação controlada, inibidores de apetite, medicamentos para ansiedade e depressão;

– Apresentar documento oficial com foto (obrigatório);

– Em período menstrual só com a taxa de hematócrito ideal (verificada antes da doação);

– Após três meses de aborto ou de parto normal;

– Após seis meses de parto cesariana;

OBS: Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização do responsável. Para primeira doação a idade limite é 60 anos.