Santa Casa inicia campanha para incentivar a doaçao de órgaos

Começou, nesta terça-feira (1), a tradicional campanha que a Santa Casa de Misericórdia realiza para incentivar a doação de órgãos. A fachada do hospital vai ganhar nova iluminação e diversas ações de conscientização. A iniciativa faz parte do Setembro Verde e vai acontecer durante todo o mês.

Na programação está incluída ainda uma homenagem às famílias de doadores de órgãos, que será realizada no dia 22. E no dia 27 a Santa Casa vai divulgar em suas redes sociais um vídeo falando da importância que esse gesto tem e que pode salvar muitas vidas.

Os funcionários também vão receber uma fita de conscientização e  serão divulgadas nas redes sociais diversos anúncios para alertar a população sobre a importância essa iniciativa. O Jardim Terapêutico do hospital ganhará novas flores com o nome de cada doador de órgãos dos últimos anos.

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, reforçou a importância sobre a doação e que somente a família pode fazer essa autorização, por isso, eles precisam saber da vontade do doador.

"O objetivo da campanha é exatamente esse. Além de homenagear os doadores e seus familiares, a ideia é também informar a população como é feito o processo de captação para que não tenham dúvidas na hora de autorizar a doação".

A Santa Casa é um dos hospitais referência no Estado na realização de trabalhos educativos para captação de órgãos e de janeiro a agosto deste ano foram realizadas cinco captações de órgãos. Foram 1 coração, três fígados, seis rins e oito córneas para pacientes que estão na fila aguardando um transplante.

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro