Santa Casa faz quase 400 atendimentos a idosos vítimas de queda dentro de casa

O risco de acidente dentro de casa atinge principalmente os idosos, que são as maiores vítimas desse tipo de situação. A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro já realizou quase 400 atendimentos só este ano no hospital.

Segundo o estudo de Gabriela Baldy e Fernando Baldy, da Universidade de São Paulo, a maioria (52%) dos idosos internados por fratura se machuca em casa.

O horário mais frequente das quedas é entre 19 e 6 horas. Parte dos acidentados não se recupera e vai a óbito, principalmente os acima de 76 anos.

Por isso, alguns cuidados são fundamentais para garantir a segurança dos idosos. Na sala, por exemplo, Sofás e poltronas devem ter assentos mais altos (45 a 50 cm do chão) e com braços, além de evitar tapetes.

Já nos banheiros, é fundamental que tenham barras de proteção nos box e uma das recomendações é que os idosos tomem banho sentados em uma cadeira.

No Lar dos Idosos Adelson Rebello Moreira, instituição gerenciada pela Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, essas normas de segurança são seguidas com rigor para evitar acidentes.

Segundo a gerente do lar Cíntia Melo, pisos possuem antiderrapantes, a barra de apoio está nos banheiros e também nos corredores.

“Além disso, todos os idosos tomam banho acompanhados de um profissional. É uma série de cuidados que tomamos para que sejam evitados os acidentes”, disse.