Reclamar, dar opinião e até agradecer, fazer valer seus direitos. Para isso foi criado há alguns anos o setor de Ouvidoria da Santa Casa de Misericórdia.
Com o objetivo de estreitar a relação e o diálogo entre a população e a instituição, a ouvidoria cria um canal condutor entre as partes garantindo a expressão dos direitos dos cidadãos e fortalecendo a transparência da instituição, além de proporcionar ao hospital a oportunidade de sempre buscar melhorias.
Na Santa Casa, a responsável pela ouvidoria, visita todos os dias, os pacientes internados, além de atender as pessoas que recorrem ao setor, em todas as seções do hospital existem panfletos urnas com formulários para pesquisa de satisfação de nossos clientes, tanto particulares quanto do SUS. As urnas são recolhidas com frequência e todas as opiniões são importantes para o aperfeiçoamento dos atendimentos desde a portaria e recepção até os médicos durante consultas e exames.
Todas as informações colhidas são encaminhadas ao responsável para tomar as atitudes cabíveis. Dessa forma, as pessoas percebem que suas reivindicações não foram em vão.
De acordo com o diretor administrativo da Santa Casa, Marcelo Coutinho, o setor é o canal de manifestação dos clientes, que serve para reclamações, elogios, etc.
“Nosso setor de ouvidoria possui pessoas exclusivas para receber as informações e realizar o tratamento delas, desta forma, conseguiremos identificar os erros e investir em melhorias, como por exemplo, treinamento e capacitação dos funcionários para melhor atendimento junto ao público”.
Na Santa Casa o setor de ouvidoria funciona no próprio hospital e trabalha a partir dos seguintes canais: atendimento pessoal, em uma sala próxima a direção, via telefônica através do número (28) 2101-2129 ou pelo site www.santacasacachoeiro.org.br. A identificação não é obrigatória, mas sua opinião sim.