Santa Casa dá orientações sobre contágio do coronavírus

Embora ainda não tenha nenhum caso confirmado de coronavírus no Espírito Santo, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro já se prepara para receber e identificar possíveis casos da doença. O hospital segue o protocolo do Ministério da Saúde e os profissionais já foram orientados de como proceder nesse tipo de situação.

De acordo com a médica infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Nathália Luzorio, nos próximos dias haverá um treinamento mais detalhado para os profissionais que atuam no hospital.

Mesmo sem casos notificados no Estado, a especialista orienta a população a tomar alguns cuidados para evitar a transmissão, tanto do coronavírus como outro tipo de vírus que pode ocasionar outras doenças.

"Lavar sempre as mãos com água e sabão é uma dica simples que pode evitar o contágio. O álcool gel também pode ser utilizado para a higienização", explicou.

Sintomas

Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e dificuldade respiratória. Porém, as pessoas com infecção podem não ter sintoma ou apresentar um quadro semelhante a um resfriado comum, até pneumonia e insuficiência respiratória.

A infectologista, no entanto, explica que como os sintomas são parecidos com outras doenças, somente pessoas que tenham feito viagem para países com registro da contaminação podem ser suspeitas do coronavírus.

A infecção é diagnosticada apenas com exames laboratoriais específicos.

Confira mais Notícias

Com estoque crítico, Santa Casa promove Semana do Doador de Sangue

Funcionária da Santa Casa vence câncer de mama e alerta para importância do autoexame

Santa Casa de Cachoeiro abre edital para 11 vagas de residência médica

Setembro Verde: Santa Casa Cachoeiro faz captação de 33 órgãos e tecidos

Santa Casa Especialidades oferece agendamento para principais tipos de cirurgias

Santa Casa de Cachoeiro recebe novos equipamentos para atendimento no Sul do Estado

Alunos do IFES têm “aula prática” na Santa Casa Cachoeiro

Irmã Otília morre aos 91 anos