A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro completou, nesta semana, 121 anos de existência. Ao longo desse período é responsável pelo atendimento de pacientes de toda a região Sul do Estado e a cada ano se moderniza para manter a qualidade em seus serviços.
Único hospital porta-aberta 24 horas para atender urgência e emergência, a Santa Casa comprovou mais uma vez sua importância durante a pandemia do novo coronavírus.
Foi o primeiro hospital referenciado pelo Governo do Estado para atender casos de Covid-19. Na época, a doença que ainda era desconhecida, mobilizou toda a equipe do hospital.
Os profissionais da linha de frente não mediram esforços para atender os pacientes que contraíram o vírus. Muitos não conseguiram vencer a doença, no entanto, mais de 500 pessoas que receberam tratamento conseguiram se recuperar e voltar para casa.
E os números revelam ainda a importância da Santa Casa para a população capixaba. No Pronto Socorro, foram quase 4 mil atendimentos para acidentados em 2020. O hospital fez uma média de 7,6 mil internações. Na filial Castelo, foram outros 4 mil atendimentos.
Modernização
A Santa Casa é um hospital que sempre busca envolver a sociedade e o poder público para garantir serviço de qualidade para os pacientes. A instituição tem um plano de modernização para adquirir novos equipamentos.
A compra será possível graças a ajuda das emendas parlamentares que o hospital deve receber nos próximos meses.
Os equipamentos previstos para chegar vão beneficiar o Centro Cirúrgico, Hemodiálise e farmácia. Entre eles, estão uma máquina unitarizadora de medicamentos, sistema de vídeo endoscopia e um endoscópio flexível.
"Além disso, vamos ampliar nossos esforços no sentido de buscar o equilíbrio financeiro das nossas contas", destacou a superintendente da Santa Casa, Marinete Tiberio.