Santa Casa caminha em trilha centenária

No último sábado (09/05), os colaboradores da Santa Casa vivenciaram um evento cultural. Foi a 6ª Caminhada Ecológica, promovida pelo Grupo de Caminhadas do hospital em parceria com o setor de Fisioterapia, que teve como rota a Floresta Nacional de Pacotuba – Comunidade Quilombola de Monte Alegre.


 


      


Os participantes puderam conhecer de perto o Projeto da Comunidade, que envolve a produçao associada ao turismo. Atualmente é coordenado pelo Instituto Novas Fronteiras de Cooperaçao (Infc) em parceria com o Ministério do Turismo, possibilitando o desenvolvimento do turismo no local, aumentando a renda dos quilombolas e contribuindo para a preservaçao do patrima´nio.


  


     


 


Dentre a s várias trilhas da Comunidade as opções seguidas foram as Trilhas: “Histórica” e a “Centenária”. Além disso, o grupo da Floresta de Pacotuba apresentou duas de suas interpretações típicas que foram a Samba de Roda e o Teatro sobre a Aboliçao da Escravatura.


 


    


  


Acompanhados pelos guias Givanildo Barboza e Felipe Ventura, os colaboradores foram divididos em dois grupos para facilitar o percurso. Durante a Trilha Histórica foram contadas algumas histórias que aconteceram no local, como por exemplo, a do escravo Adao, que se desprendia do tronco a noite para se encontrar com sua amada e depois se amarrava novamente para que ninguém descobrisse. Já na trilha Centenária, os participantes se encantaram com os diversos tipos de árvores gigantes, que possuem mais de 500 anos de existência, como a de Jequitibá, que por ser enorme, necessita de cerca de 15 pessoas para abraçá-la.


 


       


 


Contando com a participaçao de aproximadamente 40 colaboradores, a Caminhada Ecológica da Santa Casa, mais uma vez trouxe novidades em suas rotas, podendo proporcionar aos funcionários o lazer através da valorizaçao ambiental, cultural e histórica.


 


    


  


No final da caminhada, a organizaçao ofereceu aos participantes um saboroso lanche e sorteio de diversos brindes, além disso, as mamaes presentes também foram homenageadas pelo Dia das Maes.


 


   


     


 


“Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas, nada se leva além de lembranças e nada se queima além de calorias”.


 


     


 


 


       


 


 

Confira mais Notícias

Santa Casa de Cachoeiro recebe novos equipamentos para atendimento no Sul do Estado

Alunos do IFES têm “aula prática” na Santa Casa Cachoeiro

Irmã Otília morre aos 91 anos

Santa Casa Cachoeiro terá cirurgia bariátrica para pacientes de convênio e particular

Primeira captação de órgãos do ano na Santa Casa vai beneficiar cinco pessoas

Pintores se unem para reforçar estoque de sangue na Santa Casa de Cachoeiro

Últimos dias de inscrição para Residência em Medicina Intensiva

Santa Casa Cachoeiro forma três turmas de Residência Médica