A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro e o Sicoob Credirochas renovaram, por mais um ano, a parceria para o projeto Cuidar de Vidas. A iniciativa tem como objetivo ressocializar internas do Centro Prisional Feminino na Fazenda da Santa Casa, em Monte Líbano.
O convênio foi assinado nesta quinta-feira (6) durante um café da manhã que contou com a presença de funcionários do hospital, diretoria do Sicoob Credirochas, representantes do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer), a secretária de Desenvolvimento Social do município, Márcia Bezerra, e representantes da Secretaria de Saúde.
O padre Evaldo Ferreira, que representou o Bispo Diocesano e presidente da Santa Casa, Dom Luiz Fernando Lisboa, entregou o certificado de agradecimento ao Sicoob Credirochas e pontuou que há quatro anos a instituição ajuda na ressocialização e inclusão dessas internas no mercado de trabalho.
“É um trabalho muito importante porque vivemos em uma sociedade marcada pela exclusão e discriminação. E quando vemos um trabalho desses, de reinserção socioeducativo, a gente quebra paradigmas”, pontuou.
Para o presidente do Sicoob Credirochas, Tales Machado, contribuir para o Projeto Cuidar de Vidas por mais um ano é uma gratidão, sendo uma forma de ajudar a sociedade, mudando a vida das internas participantes. “A gente vê a felicidade das meninas nos olhos delas brilhando, principalmente com a proximidade da época de cada uma delas sair”.
Já para a diretora do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro, Leida Maria Ayres, a iniciativa é uma grande oportunidade para as participantes valorizarem oportunidades, junto do trabalho educativo que a Secretaria da Justiça (Sejus) promove. “Além disso, as internas aprendem a trabalhar e carregam essa experiência por toda a vida”.
Uma das integrantes do projeto, Amanda de Oliveira, comentou que está perto de ganhar a liberdade e que com o aprendizado pretende conquistar uma nova vida.
“Eu estou perto de sair, encerrar o meu período aqui, e já ganhei uma oportunidade trabalho no comércio da cidade. Então, a gente fica muito feliz em saber que existem pessoas que ainda nos olham com outros olhos. É muito importante a sociedade abraçar a gente nesse momento”, disse.
NÚMEROS DE ATENDIMENTO
O superintendente da Santa Casa, Afrânio Emílio Carvalho, reforçou a importância que a Santa Casa tem para a sociedade. São mais de mil colaboradores e aproximadamente 20 mil atendimentos por ano no Pronto Socorro, além de 10 mil internações anuais.
“Toda essa força de trabalho é direcionada em mais de 90% de todos os atendimentos, que são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os colaboradores que atuam nessa linha de frente estão representados aqui por seus coordenadores. A gente conhece a responsabilidade do Projeto Cuidar de Vidas e agradecemos ao Sicoob Credirochas por reconhecer conosco a importância dessa parceria”, conclui Afrânio.
PROJETO CUIDAR DE VIDAS
Completando três anos de existência em 2023, o projeto Cuidar de Vidas tem como objetivo ressocializar internas do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim. Na fazenda elas recebem treinamento para trabalhar com galinhas, gado, frutas, legumes e hortaliças. Toda a produção é destinada para a alimentação da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro e Lar dos Idosos Adelson Rebello.
A Fazenda Agroecológica da Santa Casa, localizada no Monte Líbano, visa reduzir custos com a alimentação do hospital e também garantir comida mais saudável para pacientes e funcionários.
Além de desenvolverem trabalho e ocupar a mente, as internas também conseguem redução da pena e uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo. Ao final da sentença, quando é concedido o alvará de liberdade, as participantes podem usar o valor em dinheiro depositado em suas contas para recomeçarem a vida.