A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro deu início ao processo junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA) para obter o reconhecimento como um hospital que cumpre os processos voltados à melhoria no atendimento ao paciente. Nesta segunda-feira, uma equipe de consultores iniciou o diagnóstico dos setores.
A segunda fase consistirá na definição de um plano de ação para a execução dos ajustes necessários à acreditação. Para a coordenadora de Qualidade da Santa Casa, Aline Gomes Francischeto, essa é uma oportunidade de envolver todos os funcionários na conquista da certificação.
Ela explicou que o início do processo reflete a preocupação da gestão em promover melhorias diárias para os pacientes. “O processo de acreditação trará melhorias em todos os níveis, desde a entrada do paciente no hospital até o momento da alta. E ele perceberá a melhora na qualidade por meio de processos bem definidos”, destacou. Além disso, segundo ela, todos os funcionários estarão envolvidos e engajados no mesmo propósito, que é aprimorar os processos e oferecer ao paciente a melhor assistência possível.
O que é a ONA
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovar que atende aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
Realizado de forma voluntária e reservada, o processo de avaliação para a Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada para as organizações prestadoras de serviços de saúde, sendo revisado periodicamente para estimular a melhoria contínua.