Saiba o que fazer para amenizar os sintomas do organismo com o horário de verao

A chegada do horário de verão gera algumas discordâncias entre os afetados por ele, isso porque há quem goste e quem não goste. Mas além disso, existem alguns fatores externos que podem fazer com que as pessoas tenham certa repulsa.

Falta de sono ou sonolência, cansaço, fraqueza, dor de cabeça e alterações no apetite são alguns dos sintomas mais comuns nessa época.

Mas por que o horário de verão afeta tanto algumas pessoas?

Isso ocorre porque cada um tem dois relógios, um biológico e outro social, ou seja, o biológico é ligado ao corpo, que monitora de forma espontânea os horários de dormir, acordar, ter fome, etc., e o social que rege os horários fixos como a hora de ir para o trabalho, para a escola, faculdade, entre outros.

Quando o organismo está acostumado com um horário e ele precisa mudar bruscamente é criada uma desordem, exigindo uma nova adaptação.

De acordo com o neurologista da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Dr. Domicio de Moraes Motta, a adaptação varia de pessoa para pessoa.

“Algumas pessoas levam poucos dias para se acostumar, outras demoram tanto tempo que quando se acostumam, o horário volta ao normal”.

Por isso, nesses primeiros dias é recomendável evitar dormir muito tarde. Mesmo que você não tenha sono, deite um pouco mais cedo; Prefira alimentos mais saudáveis e leves como frutas e legumes; Beba bastante líquido para se manter bem hidratado; Prefira exercícios leves, para evitar o cansaço exagerado.

O horário de verão é um projeto previsto em lei. É um período de troca de horários nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiantado o horário em uma hora. A iniciativa foi criada com a proposta de reduzir a demanda e o consumo de energia em alguns horários. Dessa forma, o sol ocupará mais tempo durante o dia, não sendo necessário tanto consumo de energia.