Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Saiba o que fazer para amenizar os sintomas do organismo com o horário de verao

 

A chegada do horário de verão gera algumas discordâncias entre os afetados por ele, isso porque há quem goste e quem não goste. Mas além disso, existem alguns fatores externos que podem fazer com que as pessoas tenham certa repulsa.

Falta de sono ou sonolência, cansaço, fraqueza, dor de cabeça e alterações no apetite são alguns dos sintomas mais comuns nessa época.

Mas por que o horário de verão afeta tanto algumas pessoas?

Isso ocorre porque cada um tem dois relógios, um biológico e outro social, ou seja, o biológico é ligado ao corpo, que monitora de forma espontânea os horários de dormir, acordar, ter fome, etc., e o social que rege os horários fixos como a hora de ir para o trabalho, para a escola, faculdade, entre outros.

Quando o organismo está acostumado com um horário e ele precisa mudar bruscamente é criada uma desordem, exigindo uma nova adaptação.

De acordo com o neurologista da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Dr. Domicio de Moraes Motta, a adaptação varia de pessoa para pessoa.

“Algumas pessoas levam poucos dias para se acostumar, outras demoram tanto tempo que quando se acostumam, o horário volta ao normal”.

Por isso, nesses primeiros dias é recomendável evitar dormir muito tarde. Mesmo que você não tenha sono, deite um pouco mais cedo; Prefira alimentos mais saudáveis e leves como frutas e legumes; Beba bastante líquido para se manter bem hidratado; Prefira exercícios leves, para evitar o cansaço exagerado.

O horário de verão é um projeto previsto em lei. É um período de troca de horários nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiantado o horário em uma hora. A iniciativa foi criada com a proposta de reduzir a demanda e o consumo de energia em alguns horários. Dessa forma, o sol ocupará mais tempo durante o dia, não sendo necessário tanto consumo de energia.

Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval