Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

É no Carnaval que as pessoas abusam do brilho para se divertir na folia. Mas para aproveitar o feriadão com saúde, é importante tomar alguns cuidados com a maquiagem e o excesso de purpurina.

Pensando no seu bem estar, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro foi buscar a opinião de especialistas sobre como se enfeitar, mas sem correr riscos.

A dermatologista Nathália Caliari explicou que o glitter, por exemplo, pode causar irritação e alergias na pele se não forem observadas algumas orientações.

“Muitas pessoas preferem comprar aquele glitter que vende em papelaria que é um perigo para a pele. Na composição dele tem metais mais pesados. São extremamente irritativos, provocam alergias e devem ser evitados”.

A médica lembrou ainda que existem maquiagens que já possuem brilho na sua composição e são dermatologicamente testadas. “Essas sim estão liberadas para uso. Mas é sempre bom testá-la dois dias antes de utilizá-las em alguma área do corpo que não seja o rosto. Geralmente a gente testa no punho para ver se não vai ter nenhuma reação”, afirmou.

Outra dica, segundo a dermatologista, é após a folia retirar toda a maquiagem antes de dormir. “Se for uma maquiagem mais pesada, que tem alguma cola, utilizar um demaquilante bifásico, que é à base de óleo. Depois de retirar, lavar o rosto com sabonete específico e hidratar a pele”.

As pessoas também devem evitar muita maquiagem na área de pálpebra, já que é uma região sensível. “Importante também não usar essas partículas brilhosas em volta do nariz para não correr o risco de aspiração. Além disso, não é recomendado o uso em áreas que já estão mais sensíveis, como por exemplo, uma pele que tem muita acne, ou com alguma dermatite prévia porque pode irritar ainda mais”.

A recomendação também é não compartilhar maquiagem. “Às vezes usa um protetor labial, passa para alguém, tem herpes e acaba contaminando”.

Aliada a todas essas dicas, é fundamental usar o filtro solar, no mínimo com o fator de proteção 30, antes de fazer a maquiagem para curtir a folia.

Confira mais Notícias

Funcionários da Santa Casa aprendem como identificar violência doméstica

Órgãos captados na Santa Casa serão doados para seis pessoas no ES

Clima de festa junina anima pacientes de hemodiálise na Santa Casa

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa