Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Quando procurar serviços médicos especializados?

 




Há doenças o ano todo, é verdade, mas há algumas que aparecem com mais frequência no verao, por conta das férias e de exposições a situações nem sempre favoráveis, como sol em excesso, consumo de alimentos dos quais nao estavam acostumadas e aglomeraçao de pessoas, coisas que podem fazer o seu verao acabar mais cedo.


 


Portanto, é necessário saber em que momento podemos nos direcionar aos serviços médicos especializados que sao oferecidos em nossa cidade, para isso é importante entender o que é uma Urgência e o que é uma Emergência.


 


De acordo com os protocolos médicos define-se por “urgência” a ocorrência imprevista de agravo a  saúde com ou sem risco potencial a  vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. Já “emergência” é a constataçao médica de condições de agravo a  saúde, que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo também tratamento médico imediato.


 


O perfil de atendimento da alta complexidade é exemplificado por casos de politraumatizados em geral, enfartes, acidentes vascular cerebral (AVC), traumatismo crânio encefálico (TCE), vítimas de violência por arma de fogo e arma branca, queimaduras e outros acidentes graves, estes sao atendidos pelo hospital Santa Casa Cachoeiro, único da regiao especializado para atendimentos graves, demais procedimentos típicos de verao, devem ser primeiramente encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima.


 


Atualmente para filtrar o grande fluxo de pessoas que acabam procurando a Santa Casa Cachoeiro para pequenos procedimentos, o hospital implantou há mais de um ano, o Projeto de Acolhimento com Classificaçao de Risco, que está dentro da Politica Nacional de Humanizaçao e garante o direito de atendimento a todos que por engano acabam procurando a instituiçao.


 


No Projeto, um profissional de enfermagem estará classificando o paciente de forma responsável e humanizada, quanto a condiçao de risco de acordo com as prioridades identificadas pelas cores: Vermelho – Emergência, atendimento imediato, Amarelo – atendimento de Urgência realizado após paciente com tarja vermelha, Verde – Semi-urgência – realizado após paciente das cores vermelha e amarela; Azul – Nao urgência, serao atendidos após os atendimentos citados anteriormente, e referenciados a um Pronto Atendimento ou para uma Unidade Básica de Saúde.


 


Doenças mais comuns no verao


 


Conheça e saiba como prevenir as doenças mais comuns desta época do ano:


 


Impetigo


 


Essa doença é causada pelo desequilibro da populaçao de uma bactéria normalmente presente na pele, a streptococcus pyogenes, e que pode ser deflagrada por mudanças no clima. Lesões na pele, como as causadas por picadas de insetos, sao o local ideal para o desenvolvimento e açao dessa bactéria, que causa inflamaçao e forma uma crosta cor-de-mel na ferida.


 


Verminose


 


Outra doença de pele que pode ser contraída nas praias é a larva migrans que é transmitida por larvas de parasitas presentes em fezes de cachorro. O parasita entra pela pele, principalmente pelos pés, e causa inflamaçao.


 


Pé-de-atleta ou frieira


 


Essa micose aparece entre os dedos e causa vermelhidao na pele dos pés. Ela é altamente contagiosa, mas geralmente as pessoas costumam contrair tal fungo por meio do próprio ambiente. Por isso é importante nao andar descalço em vestiário de piscina, tocar em animais desconhecidos e usar calçados de outras pessoas. Além disso, tente sempre deixar o ambiente arejado, ande descalço dentro de casa e use sandálias abertas sempre que possível, use roupas de algodao que facilitam a transpiraçao e enxugue bem todas as “dobras” do corpo.


 


Brotoejas


 


As chamadas miliárias, bolinhas de água vermelhas acompanhadas de coceira, sao erupções que aparecem em crianças nas regiões das dobras de pele, como o pescoço. Elas estao relacionadas a  secreçao das glândulas sudoríparas e aparecem por causa do excesso de calor e transpiraçao.


 


Para se prevenir, evite sol e ambientes muito quentes e nao dê banhos com água muito quente nas crianças. Para acalmar a irritaçao misture maisena no banho dos pequenos ou passe pasta d’água nas feridas.


 


Otite externa


 


Por ser quente, úmido e escuro, o canal auditivo se inflama com facilidade e infecções causadas por fungos e bactérias, como a otite, acontecem. A otite externa ocorre principalmente em pessoas que frequentam praias e piscinas regularmente.


 


Desidrataçao


 


A desidrataçao é a perda de líquidos e sais minerais do corpo. Normalmente, perdemos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes, suor ou até mesmo pela respiraçao. Essa perda pode ser aumentada por vários fatores no verao. O aumento da transpiraçao, ou ainda alterações como va´mitos e diarréias, provocadas pela ingestao de alimentos contaminados ou mal conservados, sao mais frequentes neste período


 


Algumas dicas importantes para prevenir a desidrataçao sao: prefira local arejado e com sombra, use roupas leves, e ingira constantemente líquidos, deve-se estar atento também aos alimentos consumidos.


 


Intoxicaçao Alimentar


 


Nas férias é comum que as pessoas se alimentem na praia, no clube ou em outros locais que muitas vezes nao possuem higiene adequada no preparo e conservaçao dos alimentos. Refeições como salgadinhos na praia, peixes e outros petiscos que na maioria das vezes ficam expostos por longos períodos a  temperatura ambiente sao os principais causadores da intoxicaçao alimentar. Alguns sintomas sao diarréia, desarranjo intestinal, náuseas, va´mitos, febre, cefaléias e até mesmo, desidrataçao grave.


 


Insolaçao


A insolaçao é provocada pela exposiçao excessiva ao sol. Ela pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo a inconsciência.


 


Mesmo sem estar diretamente exposto ao sol, é possível ter insolaçao. A areia reflete o sol e, desse jeito, aumenta a temperatura da pessoa pelo calor, nao pela exposiçao direta ao sol.

Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval