a o nome da Campanha Nacional da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) para prevençao da doença renal cra´nica. A insuficiência renal cra´nica, deficiência completa na funçao dos rins, que leva a necessidade da terapia renal substitutiva â hemodiálise, e posterior transplante, tornou-se uma âepidemiaâ mundial em conseqa¼ência do envelhecimento da populaçao (aumento da vida média), da sobrevida maior do diabético e aumento das pessoas adultas com hipertensao arterial sistêmica (pressao alta).
No passado, a doença renal cra´nica era causada, principalmente, pelas nefrites e cálculos (pedras). Na atualidade, o diabetes mellitus e hipertensao sao as mais freqa¼entes. Nestes dois casos elas sao silenciosas, nao apresentam dor, e os sinais e sintomas da doença só aparecem em estágios avançados da morbidade. Por isso, devemos realizar exames para identificar uma possível lesao renal.
Os rins (normalmente nascemos com dois rins) localizam-se na regiao lombar (costas), um de cada lado, cada rim pesa em torno de 150 gr e mede
Os rins possuem uma boa reserva funcional, e com isso, mesmo com lesao em suas células, podem por vários anos, compensar essa perda com o aumento na sua capacidade de filtraçao e nao dar sinais de disfunçao já existente. Por isso o alerta de âdoença silenciosaâ.
Existe dor, muitas vezes insuportável, em caso de cólica renal (pedra), infecções urinárias e renais, nesses casos a disfunçao, quando aparece, é reversível, dita insuficiência renal aguda.
O exame de urina simples (EAS) e a dosagem da uréia e creatinina no sangue, exames baratos e de fácil realizaçao, sao recomendados para pessoa adulta quando for realizar o âcheck upâ, principalmente os hipertensos (pressao alta), diabéticos e os com história na família de doença renal.
Os sinais da doença renal: pressao alta, inchaçao (mais pela manha e na face), sangue na urina, palidez cutânea e fraqueza (sem outras justificativas). As pessoas com sinais de doença ou que já apresentam a doença renal devem evitar os anti-inflamatórios. Estes sao os remédios mais agressivos aos rins.
Existe doença renal cra´nica que nao podemos evitar (familiares). Mas, na maioria das vezes, podemos retardar ou nao deixar que a doença evolua para um estágio avançado, ao ponto de necessitar da hemodiálise e transplante. Sendo assim: Previna-se. Realize exames periódicos da urina e dosagem da uréia e creatinina no sangue.
Por Dr.Sergio Damiao Santana Moraes