Pintura e arte sao utilizadas no tratamento da saúde mental em Castelo

Uma técnica que utiliza pintura em tecido vem dando muitos resultados no tratamento da saúde mental de pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro – Filial Castelo.

Com pinceis e a imaginação livre, os pacientes soltam a criatividade para fazer seus desenhos que ajudam no aumento da autoestima, maior discernimento sobre sua doença, capacidade de pensamento crítico, troca de experiências, autoconhecimento e, consequentemente, maior adesão ao tratamento.

Sendo este um tratamento de curta permanência hospitalar, o trabalho multidisciplinar da equipe de psicólogo e assistente social é voltado para acolhimento e atividades específicas para o tratamento do paciente, usando técnicas para observar a dinâmica do grupo.

“É importante lembrar que os pacientes são atendidos de forma individualmente, além das atividades em grupo”, explicou a psicóloga da Santa Casa Gilmara Zoboli.

Além do trabalho desenvolvido com o paciente é realizada orientação, quando possível, também para os familiares.

Leitos

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro – Filial Castelo – oferece oito leitos para tratamento de saúde mental para pacientes que precisam do serviço.

Os leitos são regulados via Central de Vagas, sendo quatro leitos femininos e quatro masculinos.

A equipe multidisciplinar é composta por médico clínico geral, psiquiatra, psicólogo, assistente social e profissionais de enfermagem.