Outubro Rosa: é possível prevenir o câncer de mama?
Por Dr. Alex Rua
O que você gostaria de saber?
Preencha o formulário abaixo e nos envie suas dúvidas que o especialista responde.
17 de outubro de 2022
Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, uma doença que atinge cada vez mais mulheres. Mas é possível prevenir?
Segundo o médico oncologista Alex Rua, que atua na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados quando medidas saudáveis são implementadas.
Entre elas, o controle de peso, alimentação saudável e evitar consumo de bebidas alcoólicas. Mas é preciso também fazer os exames, como a mamografia, que pode detectar a doença em estágio inicial.
“Segundo o Ministério da Saúde, mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem fazer o exame a cada dois anos. E a sociedade brasileira de mastologia recomenda o exame anualmente a partir dos 40 anos”, explicou.
O especialista afirma ainda que mulheres que possuem familiar com história de câncer de mama antes dos 40 anos necessitam procurar orientação médica específica.
“Além da mamografia é importante o auto exame da mama, que deve ser realizado pelo menos uma vez por mês”, aconselhou.
Mas como identificar o câncer de mama? Além do nódulo, os sintomas podem vir acompanhados de dor, alteração na pele e secreção na mama.
“Desse modo, caso exista algum desses sintomas com esse perfil é necessário avaliação médica”, orienta.
Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, uma doença que atinge cada vez mais mulheres. Mas é possível prevenir?
Segundo o médico oncologista Alex Rua, que atua na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados quando medidas saudáveis são implementadas.
Entre elas, o controle de peso, alimentação saudável e evitar consumo de bebidas alcoólicas. Mas é preciso também fazer os exames, como a mamografia, que pode detectar a doença em estágio inicial.
“Segundo o Ministério da Saúde, mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem fazer o exame a cada dois anos. E a sociedade brasileira de mastologia recomenda o exame anualmente a partir dos 40 anos”, explicou.
O especialista afirma ainda que mulheres que possuem familiar com história de câncer de mama antes dos 40 anos necessitam procurar orientação médica específica.
“Além da mamografia é importante o auto exame da mama, que deve ser realizado pelo menos uma vez por mês”, aconselhou.
Mas como identificar o câncer de mama? Além do nódulo, os sintomas podem vir acompanhados de dor, alteração na pele e secreção na mama.
“Desse modo, caso exista algum desses sintomas com esse perfil é necessário avaliação médica”, orienta.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.