Palestra ensina como descartar corretamente resíduos e evitar acidente de trabalho

Alguns segundos ou minutos podem garantir a segurança do paciente e também do próprio funcionário. Essa é a mensagem que foi passada durante uma palestra voltada para evitar acidentes de trabalho, que começou nesta quarta-feira (29) no auditório da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro.

Com o tema "Não dê esse furo. Pequenos acidentes podem causar grandes estragos", a Comissão de Resíduos Sólidos do hospital fez um alerta também sobre a importância de utilizar os equipamentos de segurança durante o trabalho.

Além disso, os funcionários receberam orientações sobre o descarte correto do material hospitalar perfurocortante, como agulhas, seringas, entre outros.

Conscientização

Cuidados simples, como lavar as mãos e usar as luvas corretamente, por exemplo, ajudam a evitar contaminação tanto para o paciente, quanto para o trabalhador durante a realização das suas funções.

Um vídeo produzido pela Comissão foi apresentado na palestra. No material, foram simuladas situações que podem ser vivenciadas pelo funcionário, mas que devem ser evitadas.

Presidente da Comissão, a enfermeira Cíntia Pimenta, explicou que o objetivo da ação é garantir a segurança de todos no local de trabalho.

"Logo que o funcionário é contratado pelo hospital ele recebe todas as orientações para evitar esse tipo de acidente. E a palestra vem reforçar e criar cada vez mais essa conscientização no ambiente de trabalho", disse.

Prevenção

Em parceria com a Comissão de Segurança do Trabalho, foi criado também o Cartão Prevenir, no qual o funcionário tem a oportunidade de fazer sugestões para melhorar a segurança em todos os setores do hospital.

No cartão, existe a possibilidade do funcionário informar, por exemplo, se estão sendo respeitadas as normas de segurança, como uso de equipamento, sinalização adequada e consumo de alimento em áreas de risco.