Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Palestra ensina como descartar corretamente resíduos e evitar acidente de trabalho

Alguns segundos ou minutos podem garantir a segurança do paciente e também do próprio funcionário. Essa é a mensagem que foi passada durante uma palestra voltada para evitar acidentes de trabalho, que começou nesta quarta-feira (29) no auditório da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro.

Com o tema "Não dê esse furo. Pequenos acidentes podem causar grandes estragos", a Comissão de Resíduos Sólidos do hospital fez um alerta também sobre a importância de utilizar os equipamentos de segurança durante o trabalho.

Além disso, os funcionários receberam orientações sobre o descarte correto do material hospitalar perfurocortante, como agulhas, seringas, entre outros.

Conscientização

Cuidados simples, como lavar as mãos e usar as luvas corretamente, por exemplo, ajudam a evitar contaminação tanto para o paciente, quanto para o trabalhador durante a realização das suas funções.

Um vídeo produzido pela Comissão foi apresentado na palestra. No material, foram simuladas situações que podem ser vivenciadas pelo funcionário, mas que devem ser evitadas.

Presidente da Comissão, a enfermeira Cíntia Pimenta, explicou que o objetivo da ação é garantir a segurança de todos no local de trabalho.

"Logo que o funcionário é contratado pelo hospital ele recebe todas as orientações para evitar esse tipo de acidente. E a palestra vem reforçar e criar cada vez mais essa conscientização no ambiente de trabalho", disse.

Prevenção

Em parceria com a Comissão de Segurança do Trabalho, foi criado também o Cartão Prevenir, no qual o funcionário tem a oportunidade de fazer sugestões para melhorar a segurança em todos os setores do hospital.

No cartão, existe a possibilidade do funcionário informar, por exemplo, se estão sendo respeitadas as normas de segurança, como uso de equipamento, sinalização adequada e consumo de alimento em áreas de risco.

Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes