Paciente que ilustrou Campanha da Santa Casa realiza Transplante

A campanha de incentivo a Doação de Órgãos da Santa Casa Cachoeiro, aconteceu no mês de setembro com intuito de mostrar a população como é importante manifestar em vida o desejo de ser um doador, já que em nosso país você não precisa deixar nada por escrito em nenhum documento, basta conversar com a sua família sobre a vontade de ser um doador de órgãos.

Uma das pacientes que ilustrou a campanha, Sara Morales de Souza, foi beneficiada com transplante renal. Como ela não tinha doador entre os membros da família, seu nome teve que ser colocado na grande lista de espera do nosso Estado, a fim de encontrar um doador que seja compatível. Sara, com apenas 19 anos, estava em tratamento de hemodiálise há aproximadamente 4 anos, é uma guerreira, pois para receber o tratamento adequado chegava a Santa Casa por volta de 03h da manhã, além de percorrer 106 Km, já que residia em município distante do hospital.

Para a transplantada, o órgão que ela recebeu foi um presente de Deus, um ato grandioso que mudou seus dias para o resto de sua vida. Até o presente momento, meu rim está em perfeita condição, estou imensamente feliz e grata a todos que estiveram comigo, declarou Sara.

Após a cirurgia, iniciaram-se os cuidados médicos, que vão durar por toda vida do transplantado. Exames são feitos diariamente durante os primeiros dias para diagnosticar e prevenir rejeições. Conforme a evolução clínica e o estado do rim os exames passam a ser controlados periodicamente, tudo em função da qualidade de vida do paciente.

O ato de doar órgãos, é uma atitude de amor ao próximo, por isso escute seu coração, seja um doador de órgãos e faça com que mais transplantes ocorram no Brasil. Para maiores informações, sobre o processo de captação de órgãos, entre em contato com a comissão Intra hospitalar para doação de Órgãos e Transplantes da Santa Casa – CIHDOTT (2101-2121).