A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro finalizou mais uma edição do Projeto Prevenir, que é realizado pelo Sicoob Credirochas. A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa e tem como objetivo fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Esse ano, foram atendidas 100 mulheres de Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Atílio Vivácqua previamente selecionadas. Na primeira fase do projeto elas fizeram mamografia e esta semana foi a vez de fazer a consulta com o oncologista. As últimas consultas acontecem nesta sexta-feira (23).
Segundo o médico Raphael Luzorio o Projeto Prevenir é um importante aliado para as mulheres na prevenção do câncer de mama e no tratamento precoce em caso de diagnóstico positivo da doença.
"A gente sabe que muitas dessas mulheres têm dificuldade de acesso a exames e consultas e o Sicoob junto com a Santa Casa estão garantindo que elas tenham a oportunidade de fazer esses procedimentos preventivos", disse.
Quem teve essa chance foi Sandala Martins. Ela contou que há quatro anos foi diagnosticada com a doença e graças ao tratamento precoce conseguiu ser curada. Desde então ela mantém a rotina diária de exames.
"Eu já perdi uma irmã com câncer de mama porque não descobriu antes. Hoje eu falo com a mulherada para se cuidar mesmo porque quanto mais cedo descobrir, mais chance de cura".
Parceria
O gerente Geral do Sicoob Credirochas, Eliomar Torres, lembrou que o projeto Prevenir já existe há 10 anos e que vem garantindo resultados positivos para a população de Cachoeiro e outros municípios vizinhos.
"Essa é uma iniciativa importante para a comunidade. Só tenho a agradecer a Santa Casa pela parceria e estamos felizes por ter feito mais uma etapa do projeto".