órgaos captados na Santa Casa vao ajudar a salvar vidas de cinco pessoas

Cinco moradores do Espírito Santo vão ter a esperança de ter uma vida melhor graças a um gesto de solidariedade. A captação foi realizada na última quarta-feira.

Um mulher vítima de atropelamento morreu e a família decidiu doar seus órgãos para quem aguardava na fila de transplante.

Assim que foi constatada a morte encefálica da paciente, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante da Santa Casa iniciou uma verdadeira corrida contra o tempo.

Ao todo, foram captados um fígado, dois rins e duas córneas. A coordenadora da CIHDOTT, Beatriz Rivieri Colodette, explicou que essa foi a primeira captação realizada no hospital este ano.

Ela reforçou a importância sobre a doação e que somente a família pode fazer essa autorização, por isso, eles precisam saber da vontade do doador.

“Ao contrário do que muitos pensam, a vontade de doar não fica escrita em documentos, como carteira de motorista. Na verdade, quem quer ser um doador deve deixar o desejo explícito para sua família”.

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro é referência estadual na captação de órgãos. Só em 2019, o hospital realizou oito captações com o total de 29 órgãos que beneficiaram pessoas de diversas regiões do Brasil.

Ao longo do ano o hospital promove diversas ações voltadas para esse tema, como forma de conscientizar, desmistificar e mostrar a importância da doação.

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher