A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou a primeira captação de órgãos do ano. Graças a generosidade de uma família, outras pessoas vão ter a chance de ter uma vida melhor.
Os órgãos doados é de um jovem que deu entrada no hospital, mas apesar de ter recebido todos os cuidados necessários da equipe assistencial não resistiu.
A família, em um gesto de estrema solidariedade em meio à dor de perder um parente, decidiu autorizar a doação.
Foram captados coração, fígado e dois rins. Após a autorização, deu-se início a uma verdadeira corrida contra o tempo.
A equipe da Comissão IntraHospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa acionou a Central de Transplante para iniciar a cirurgia.
De acordo com a enfermeira da CIHDOTT da Santa Casa, Karina Pessin, os órgãos vão salvar a vida de pacientes em diversos estados brasileiros.
“O fígado captado ficará no Espírito Santo. Já o coração segue para o Distrito Federal, o rim esquerdo para Pernambuco e o direito para o Rio Grande do Sul”, explicou.
Os pacientes beneficiados estavam aguardando na fila de transplantes.
A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma referência em captação de órgãos no Estado.
Só no ano passado, foram captados no hospital 33 órgãos, sendo dois coracões, 12 rins, sete fígados e 12 córneas. São pessoas que tiveram a oportunidade de ter uma vida melhor graças à generosidade de familiares.