Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Número de acidentados na Santa Casa diminui, mas ainda preocupa

 

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro registrou uma diminuição no número de vítimas de acidentes de trânsito que chegam ao hospital. Segundo a apuração feita pelo setor de estatística, em 2018 foram registrados 1.612 acidentes de moto com 1.704 vítimas. O número é menor do que o ano anterior, quando foram contabilizadas 1.779 ocorrências com 1.911 atendidos.

Os acidentes envolvendo automóveis também diminuíram. No ano passado foram 282 registros com 357 vítimas. Segundo o levantamento, no mesmo período de 2017, o número foi de 333 colisões que resultaram em 440 pacientes.

É a primeira vez em três anos que há redução nos índices. Os dados também são os mais baixos nos últimos quatro anos. Entretanto, o número continua assustando, principalmente, com relação às motos.

No hospital, a maioria dos que chegam aqui são homens e têm entre 18 e 64 anos, ou seja, estão em fase economicamente ativa. A recuperação muitas vezes é difícil e lenta, com tratamentos e fisioterapia a longo prazo, quando não terminam em tragédia ou amputações.

Em média, cada um destes pacientes gera a Santa Casa um gasto de R$ 13 mil. Entretanto, o valor varia de acordo com o tempo de internação, procedimentos realizados, cirurgias, medicamentos, etc.

De acordo com o ortopedista Dr. Lorran Coque Fonseca, os acidentes no trânsito, principalmente os motociclísticos são um sério problema de saúde pública.

"O acidentado fica muito exposto ao dano pela falta de proteção da motocicleta. As lesões/fraturas acometem na maioria das vezes mais de um seguimento corporal, e a gravidade das lesões é variada. Esse paciente acaba muitas vezes ficando um longo período internado e afastado da sua atividade de trabalho. O seguimento normal é recorrer ao INSS. Neste ponto o problema encontra com caos previdenciário brasileiro".

A Santa Casa Cachoeiro é referência em Urgência e Emergência, único pronto-socorro 24 horas no sul do estado, ou seja, toda a demanda, deste tipo, da região é encaminhada ao hospital.

Cumprindo seu papel social, a Santa Casa Cachoeiro desenvolve desde 2009 projetos para prevenção de acidentes de trânsito com o intuito de alertar e conscientizar motoristas e motociclistas quanto à importância de dirigir de forma segura.

Confira mais Notícias

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro