Novembro é o mês de doar sangue

No dia 25 de Novembro é comemorado o dia Nacional do doador voluntário de sangue, oportunidade em que a Santa Casa Cachoeiro, lança sua campanha anual de incentivo a doação. A ação tem como objetivo homenagear os doadores fieis e incentivar novas doações. É com essa campanha também que o hospital se prepara para as festas de fim de ano, período em que as estradas ficam mais movimentadas e que o número de acidentes de trânsito cresce consideravelmente.

Neste ano o Banco de Sangue da Santa Casa está com uma programação ampla que inclui a distribuição de brindes durante todo o mês, enquanto durarem os estoques, para os doadores que efetivarem sua doação voluntária.

Com o objetivo de captar novos doadores o hospital realizou oficialmente a abertura da campanha com panfletagem de conscientização junto a universitários, na noite de  terça-feira, 10/11. A campanha deste ano foi totalmente patrocinada por empresas da região que reconhecem a importância de manter em dia os estoques de sangue.

Segundo a Supervisora do Banco de Sangue da Santa Casa, enfermeira Cintia Pimenta, a expectativa para este ano é atender em média 30 doações/dia, tendo entre estes 10% de novos doadores.

“É importante para nós que os doadores de sangue tenham regularidade em suas doações, pois o Banco de sangue só sobrevive com o sim deles. Mantendo em dia este compromisso é possível salvarmos muitas vidas.” Argumenta Cíntia.

O Banco de sangue da Santa Casa Cachoeiro funciona de segunda a sexta-feira no horário de 7h às 16h e no sábado de 7h às 11h, também é possível o agendamento de horários especiais para doação em grupos. Dúvida com relação ao processo de doação podem ser tiradas pelo e-mail doesangue@santacasacachoeiro.org.br ou pelo telefone de contato 21012123.

O que você precisa para ser doador(a):

– Ter entre 16 e 68 anos;

– Ter peso superior a 50 Kg;

– Não estar com suspeita de gravidez, grávida ou amamentando;

– Não ter tido hepatite B após os 10 anos de idade;

– Não ser portador de doenças graves;

– Não ter feito tatuagem ou colocado piercing há menos de 1 ano;

– Não fazer uso de medicação controlada, inibidores de apetite, medicamentos para ansiedade e depressão;

– Apresentar documento oficial com foto (obrigatório);

– Em período menstrual só com a taxa de hematócrito ideal (verificada antes da doação);

– Após 3 meses de aborto ou parto normal;

– Após 6 meses do parto cesariana;

Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização do responsável. Para primeira doação a idade limite é 60 anos.

– As mulheres podem doar sangue a cada 90 dias e os homens o período de doação é após 60 dias.

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher