Em sua terceira edição a campanha “Mulher de Verdade” que é organizada pelo Banco de Sangue da Santa Casa Cachoeiro tem alcançado bons resultados. Nos últimos anos o Banco de sangue da Santa Casa registrou um aumento de 210%, subindo de 562 para 1.758 o número de mulheres doadoras, enquanto os homens, apesar de serem a maioria cresceram apenas 11% nos 4 últimos anos.
A campanha que acontece anualmente em Maio tem como objetivo aumentar o número de doadoras, visto que apenas 18% dos doadores de sangue da instituição são mulheres, realidade que não é diferente entre o número de doadores de todo o país.
Durante sua ação de abertura a equipe trabalhou para desvendar muitos mitos existentes que impedem as mulheres de se tornarem doadoras de sangue. Para este ano a abertura oficial aconteceu na terça-feira, 05 de maio, no Centro da cidade, com música ao vivo na Praça do Roberto Carlos com a Cantora Duda Felipe, maquiagem gratuita do Boticário para as mulheres que já são doadoras e apresentaram carteirinha, panfletagem de sensibilização e sorteio de brindes.
Cabe destacar que a campanha tem duração de um mês e durante este período as 70 primeiras mulheres que doarem sangue no Banco da Santa Casa, estarão recebendo brinde especial.
O que você precisa para ser doadora:
– Ter entre 16 e 68 anos;
– Ter peso superior a 50 Kg;
– Não estar com suspeita de gravidez, grávida ou amamentando;
– Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
– Não ser portador de doenças graves;
– Não ter feito tatuagem ou colocado piercing há menos de 1 ano;
– Não fazer uso de medicação controlada, inibidores de apetite, medicamentos para ansiedade e depressão;
– Apresentar documento oficial com foto (obrigatório);
– Em período menstrual só com a taxa de hematócrito ideal (verificada antes da doação);
– Após 3 meses de aborto ou de parto normal;
– Após 6 meses de parto cesariana;
OBS: Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização do responsável. Para primeira doação a idade limite é 60 anos.