A rotina dos profissionais que estão na linha de frente contra o novo coronavírus não tem sido fácil. E na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro não é diferente. Primeiro hospital referência para o tratamento da doença no Sul do Estado, os médicos, por exemplo, que atuam na instituição tiveram que se reinventar para enfrentar um inimigo até então desconhecido.
E os nossos "super-heróis" da vida real não medem esforços para garantir um atendimento humanizado tanto para os pacientes, quanto para seus familiares. Para isso, convivem com uma mistura de sentimentos diariamente.
O medo e a incerteza sobre essa nova doença são constantes, mas também há espaço para alegrias para comemorar as vitórias, principalmente quando um paciente tem alta e vai embora voltar para o convívio familiar.
O médico residente Fellipe Altoé Folleto explicou que além de cuidar do tratamento, ele tem como função fazer o elo entre o paciente e a família, já que os parentes estão impossibilitados de fazer visitas.
"A gente visa sempre o menor tempo de internação e a qualidade de vida. O medo existe, mas a gente tem que deixá-lo de lado. Vestimos essa camisa da Santa Casa não é a toa. Temos que ofertar o que temos de melhor", disse.
E uma equipe unida é o que garante bons resultados. "Do portão para dentro eu costumo dizer que cada um de nós compõe uma família. A família Santa Casa. E aqui dentro estamos cada vez mais unidos".
Segurança
É dentro da UTI que os médicos precisam ser mais fortes. Eles precisaram se adaptar para evitar riscos. "Apesar de todos os cuidados que já tínhamos, com a Covid eles precisaram ser reforçados", explicou o médico residente Carlos Alberto Marques Aredes.
Segundo ele, no começo foi bem difícil, mas hoje tiveram que aprender a conviver com a nova realidade. "No início chorei várias vezes. Existia o medo de me contaminar e contaminar também minha família. Mas temos que continuar trabalhando com muito empenho para restabelecer a saúde dos pacientes porque eles precisam não só de saúde, mas também de muito carinho", finalizou.
Para homenagear esses profissionais que tanto se dedicam em salvar vidas, o Grupo de Humanização da Santa Casa realizou uma ação que deixou os dois emocionados. Enquanto trabalhavam, eles receberam vídeos com depoimentos de familiares com palavras de incentivo, apoio e gratidão pelo trabalho realizado no hospital.
Além dos médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, outros funcionários também serão homenageados. Os vídeos estão disponíveis nas redes sociais do hospital.