Com doaçao conquistada a partir de emenda parlamentar do Senador Magno Malta e recentemente da Deputada Estadual Luzia Toledo, o Centro de Hemodiálise Santa Casa passou a contar com 28 máquinas de hemodiálise , que funcionam em três turnos, para atender com mais eficiência aos pacientes que se encontram nas filas de espera há algum tempo, mas que devido a falta de equipamentos nao podiam realizar o tratamento que lhes garante um pouco mais de qualidade de vida.
A Santa Casa recebe para as sessões de diálise uma media de 120 pacientes/mês e pretende ainda este ano aumentar estes números para se tornar referencia estadual em atendimentos a renais cra´nicos.
Muitos dos pacientes que fazem hemodiálise na Santa Casa sao provenientes de outros municípios e demonstraram grande alegria com a chegada das novas máquinas e com reestruturaçao do Centro de Hemodiálise, pois acreditam que estas agregaram mais agilidade e um maior número de benecifiados.
A Deputada Luzia Toledo, que já marcou a entrega oficial de outros equipamentos, também parte de sua emenda, por e-mail relatou com grande felicidade a satisfaçao em destinar verba a Santa Casa Cachoeiro, devido a seriedade de sua administraçao.
Enfermeiras do Hemocentro em treinamento para utilizaçao das novas máquinas
Hemodiálise
Hemodiálise é um processo mecânico que consiste em filtrar e depurar o sangue retirando dele as substâncias que trazem prejuízo ao organismo. Esse processo é utilizado por pessoas que sao portadoras de insuficiência renal e que necessitam fazer a purificaçao via externa, pois o organismo nao consegue eliminar tais substâncias devido a falência dos mecanismos excretores renais.