Maio Amarelo: maioria dos acidentes sao causados por imprudência

Termina nesta segunda-feira (31) a campanha nacional Maio Amarelo, que teve adesão na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. O hospital referência para o atendimento de vítimas de acidentes de trânsito no Sul do Estado.

Embora todos os anos aconteça essa mobilização, os números mostram que muitos motoristas ainda estão imprudentes no trânsito.

Para se ter uma ideia, nos últimos quatro meses deste ano foram registrados, em média,  190 atendimentos a pacientes vítimas de acidentes com carro ou moto.

O número é maior que o registrado no ano passado, quando foram contabilizados 167 acidentados por mês.

Um desses pacientes é o Amarildo Ozer, de 29 anos. A moto em que estava se chocou com um carro na Rodovia do Frade quando seguia para o trabalho. Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa.

“Tive que passar por quatro cirurgias e ainda preciso fazer mais uma. Foi Deus que me livrou e nem sei se quero andar de moto novamente”, contou.

A médica da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro Natália Viana explica que, apesar da pandemia e da necessidade do isolamento social, os números aumentaram e são preocupantes.

Ela explicou que muitos dos acidentes poderiam ter sido evitados se motoristas fossem mais prudentes ao volante.

“99% dos acidentes que a gente recebe aqui é imprudência. Ou da própria vítima ou de terceiros. Então é importante a gente salientar que embora a gente esteja preparado para receber esse pacientes, o ideal é que eles não precisem chegar até nós”, destacou.

A doutora fez um alerta para que motoristas tenham mais cuidado quando estiverem dirigindo seus veículos.

“Carro e moto não é brincadeira. Mata mesmo, deixa sequelas e deixa muito tempo internado. Tem que ter juízo e responsabilidade do trânsito”, frisou.