Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Jovens se unem em grupo para doar sangue na Santa Casa

Nesta semana, oito jovens compareceram ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro para fazer uma doação. A iniciativa chama atenção porque o número de pessoas nessa faixa etária que procuram o banco de sangue do hospital para doar é muito pequeno.

A ideia partiu de Fernando Zucoloto, um jovem de 18 anos que informou que sempre teve essa vontade, e que agora junto com os amigos se sentiu mais motivado a realizar esse desejo.

Além dele, outras duas amigas doaram, Amanda Miliorini e Karollyn Fabiano, ambas de 18 anos.

Os outros cinco jovens não estavam aptos a doar, mas retornarão na próxima semana para realizar a doação.

Segundo o enfermeiro Guilherme Polastrelli, no último mês o banco de sangue teve 473 doadores, apenas seis deles tem idade abaixo de 18 anos e 120 tem entre 18 e 29 anos.

Guilherme acredita que o incentivo aos jovens sobre a doação de sangue desde cedo é de grande importância.

“A maioria tem boa saúde e pode passar a ser um doador frequente por vários anos, já pode começar a doar desde os 16 anos acompanhados pelo seu responsável legal”, afirmou.

Entre as questões que inibem os jovens é que muitos desconhecem como é feita a coleta do sangue. Guilherme acredita que a informação é essencial para incentivá-los.

O enfermeiro ainda relatou que é de extrema importância que o ambiente da doação seja acolhedor e que mostre aos jovens como esse ato é valioso. Dessa forma, os próprios jovens dividem essa experiência com os demais amigos, criando uma onda de incentivo, e associando à doação de sangue seu real significado: um ato humano e solidário.

Uma das propostas de incentivo a doação de sangue que tem inspirado jovens de outros estados é o pedido da doação como presente de aniversário.

Outro estímulo é trocar aquela tarde no shopping por um encontro no hemocentro ou reunir os colegas de escola para juntos vivenciarem a primeira doação.

 

Estoques

 

O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro atende a urgências e emergências de toda região sul, além de fornecer sangue para o hospital infantil Francisco de Assis e para a Santa Casa de Castelo.

Para manter os estoques abastecidos é necessário o número de 30 doações/dia e, infelizmente, a falta de sangue é constante.

A doação de sangue é um gesto caridoso e uma única doação pode salvar até quatro vidas.

A transfusão de sangue é indispensável para pessoas que se submetem a procedimentos e intervenções médicas; para pacientes com doenças crônicas graves, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

 

Como doar

 

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Os doadores devem estar munidos de documento oficial com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro funciona de segunda a sexta de 07h as 16h e aos sábados de 07h as 11h. Para doações em grupos acima de cinco pessoas ligue e agende (28) 2101-2103.

Confira mais Notícias

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho

Santa Casa faz nova captação órgão para pacientes na fila de transplante 

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa