Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Funcionários passam por treinamento para combater infecçao hospitalar

 

Nesta quinta e sexta-feira, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realiza o Treinamento de Combate à Sepse – Higienização das Mãos, ministrado pela infectologista Nathália Rico Barreira Luzorio e pela enfermeira Karina Laquini Lima.

O evento foi organizado em alusão ao Dia Mundial da Sepse, que é lembrado sempre no dia 13 de setembro. A sepse, também conhecida como conhecida como infecção generalizada, é uma disfunção orgânica potencialmente fatal causada por uma resposta imune desregulada a uma infecção.

A SCIH da Santa Casa foi a primeira a ser instituída no Estado e a quinta no Brasil. O trabalho sério e confiável realizado pelo hospital recebeu do Ministério da saúde o título de Hospital Padrão em Controle de Infecção Hospitalar, por meio de uma avaliação aplicada a todos os hospitais do Brasil.

Higienizar as mãos é uma das principais medidas para impedir a propagação de doenças. A limpeza impede a transmissão de infecções, pois grande parte delas, como resfriados e gripes podem ser são transmitidas habitualmente por mãos contaminadas.

Lavar as mãos não é apenas sinônimo de higiene, mas também de saúde. No ambiente hospitalar essa higienização é extremamente importante, mas em casa, trabalho, escola, ou seja, na vida cotidiana também é importante e deve ser ensinada desde criança, pois este gesto pode salvar vidas, não só a sua, mas também a de pessoas que estão ao seu redor, principalmente as mais frágeis como bebês e idosos.

No hospital, todos os profissionais precisam higienizar as mãos constantemente, principalmente, entre o atendimento entre um paciente e outro. Isso previne as infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

Além da tradicional forma de higienização realizada com água e sabão/sabonete, é possível higienizar com o uso de álcool em gel, produto muito utilizado devido à facilidade de carregar, além disso, o álcool em gel mantém uma maior proteção contra os vírus e bactérias.

Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes