Funcionários passam por treinamento para combater infecçao hospitalar

Nesta quinta e sexta-feira, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realiza o Treinamento de Combate à Sepse – Higienização das Mãos, ministrado pela infectologista Nathália Rico Barreira Luzorio e pela enfermeira Karina Laquini Lima.

O evento foi organizado em alusão ao Dia Mundial da Sepse, que é lembrado sempre no dia 13 de setembro. A sepse, também conhecida como conhecida como infecção generalizada, é uma disfunção orgânica potencialmente fatal causada por uma resposta imune desregulada a uma infecção.

A SCIH da Santa Casa foi a primeira a ser instituída no Estado e a quinta no Brasil. O trabalho sério e confiável realizado pelo hospital recebeu do Ministério da saúde o título de Hospital Padrão em Controle de Infecção Hospitalar, por meio de uma avaliação aplicada a todos os hospitais do Brasil.

Higienizar as mãos é uma das principais medidas para impedir a propagação de doenças. A limpeza impede a transmissão de infecções, pois grande parte delas, como resfriados e gripes podem ser são transmitidas habitualmente por mãos contaminadas.

Lavar as mãos não é apenas sinônimo de higiene, mas também de saúde. No ambiente hospitalar essa higienização é extremamente importante, mas em casa, trabalho, escola, ou seja, na vida cotidiana também é importante e deve ser ensinada desde criança, pois este gesto pode salvar vidas, não só a sua, mas também a de pessoas que estão ao seu redor, principalmente as mais frágeis como bebês e idosos.

No hospital, todos os profissionais precisam higienizar as mãos constantemente, principalmente, entre o atendimento entre um paciente e outro. Isso previne as infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

Além da tradicional forma de higienização realizada com água e sabão/sabonete, é possível higienizar com o uso de álcool em gel, produto muito utilizado devido à facilidade de carregar, além disso, o álcool em gel mantém uma maior proteção contra os vírus e bactérias.

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher