Funcionários da Santa Casa realizam campanha para aumentar estoque do banco de sangue

A empatia pode parecer uma tarefa difícil quando as pessoas não se conhecem, entretanto, essa visão tem sido rompida cada vez mais através da sensibilização com o próximo. Na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro não é diferente. Um exemplo disso é que os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) inicia no próximo mês uma campanha em prol de doações para o Banco de Sangue.

Com o período de fim de ano e o aumento de veículos nas estradas, o número de acidentes também acelera. Desta forma, a necessidade por bolsas de sangue é maior.

Atualmente, os tipos sanguíneos A e AB positivo e O, AB e B negativo encontram-se em estado crítico, principalmente A positivo e O negativo.

O tipo sanguíneo O negativo é considerado doador universal, por isso, quando um paciente chega ao pronto-socorro com uma grande lesão e precisa de transfusão imediatamente, ele acaba sendo utilizado. Sendo assim, é um dos mais utilizados e em contrapartida, um dos mais raros.

A campanha será realizada entre os dias 11 de fevereiro e 1º de março com o foco principal no próprio hospital, visando os funcionários, acompanhantes de pacientes e visitantes. Durante três semanas serão distribuídos panfletos sobre a importância desse gesto e como realiza-lo, além de uma palestra.

De acordo com a secretária da CIPA, Juliana Ferreira Rosa, a ideia foi pensada em uma das reuniões mensais da comissão.

“A ideia da campanha surgiu em uma de nossas reuniões, na qual, discutíamos sobre a grande diminuição do nosso estoque nesse final de ano, onde o número de doações caiu e os acidentes aumentaram, pensando nisso, resolvemos adotar a causa e nos juntar ao hemocentro da instituição. Devemos sempre lembrar que doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”.

O banco de sangue da Santa Casa funciona de segunda a sexta das 7h às 16h e sábado das 7h às 11h.

O que você precisa para ser um doador:

– Apresentar um documento oficial com foto;

– Ter mais de 18 e menos de 68 anos;

– Ter peso superior a 50 kg;

– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias, não ultrapassando quatro

doações em 12 meses;

– Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias; não ultrapassando três

doações em 12 meses;

– Não estar grávida ou amamentando;

– Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto;

– Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

– Não ter tido contato com o inseto barbeiro, transmissor da doença de chagas;

– Não ter tido malária ou ter estado em região de malária nos últimos seis

meses;

– Não sofrer de epilepsia;

– Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;

– Não ter tido DST;

– Não ser diabético;

– Se não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados no último ano;

– Se não ingeriu bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;

– Estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço;

– Dormir pelo menos seis horas nas 24hs que antecedem a doação;

– Não está fazendo uso de medicamento controlado.

OBS: Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização do responsável.

Para primeira doação a idade limite é 60 anos.