Famílias recebem homenagem da Santa Casa no Dia Nacional do Doador de órgaos

No Dia Nacional do Doador de Órgãos, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro fez duas homenagens às famílias daqueles que se foram, mas que ajudaram a salvar outras vidas.

Uma delas  é a da Maurielle Moreira Cardozo Bicalho. O esposo foi atendido na Santa Casa, mas embora tenha recebido todos os cuidados necessários não resistiu.

Ainda abalada com a tragédia e a perda inesperada, a família decidiu autorizar a doação. O filho do doador, Matheus Cardozo Bicalho, contou que saber que o pai ajudou outras pessoas é o que da conforto nos momentos de dor e saudade. Ele aconselha quem tiver nessa situação também fazer esse gesto de solidariedade.

“A dor dói muito. Mas saber que você salvou uma pessoa e tirou a tristeza de outras famílias é confortante”, disse.

Outra família visitada foi da Veronice Ferreira de Paula Silva. Ela perdeu dois filhos em momentos diferentes, mas mesmo em meio a uma dor tão profunda decidiu optar pela doação dos órgãos.

“A perda é muito grande. Mas o amor ao próximo falou mais alto. Agradeço à Deus por me dá força para continuar. Ainda tenho meus netos [para cuidar…].

Durante as visitas organizadas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), houve um período de cânticos e orações. Cada família recebeu um kit para lembrar sempre da importância do gesto que fizeram de amor e solidariedade.

A Santa Casa é referência em captação de órgãos no Espírito Santo e, por isso, tem realizado diversas campanhas de incentivo à doação.

Segundo a enfermeira da CIHDOTT, Beatriz Colodetti, a ideia é sensibilizar e despertar na população o desejo de realizar esse gesto de extrema solidariedade.

“É muito importante que em um momento junto com a família a pessoa possa expressar esse desejo de ser um doador. É a família que vai autorizar a doação. Por isso é importante deixá-la avisada. E o que essas famílias homenageadas fizeram, assim como tantas outras, é um gesto muito lindo e que merece nosso reconhecimento”, explicou.

Só este ano, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro já realizou seis cirurgias de captação, totalizando 21 órgãos doados.

Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro conquista prêmio Luiz Nivaldo da Silva 

Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro 

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos

Setembro verde: Santa Casa Casa faz nova captação de órgão no fim de semana

Santa Casa faz treinamento para atender pacientes que tentaram suicídio

Cresce o número de vítimas de atropelamento atendidas na Santa Casa