Exposiçao retrata pacientes do Sul do Estado a espera de Transplante

A CIHDOTT – Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa Cachoeiro, organizou uma exposição fotográfica com o tema “Apaixone-se por essa causa”, para divulgar o mês da Doação de Órgãos. A exposição acontecerá nos dias 21 a 30 de setembro em pontos estratégicos da cidade.

O mês de setembro ficou nacionalmente conhecido como “Setembro Verde”, com o objetivo de mostrar a população à importância de ser um doador de órgãos. Registros feitos pela fotógrafa Erika Medeiros ilustram pacientes de nossa região que estão na fila há algum tempo, na espera por um transplante, uma forma de sensibilizar as pessoas sobre a importância de manifestar em vida o desejo de ser um doador.

A enfermeira Cristiane Bittencourt, ressalta que apesar do número de doações no ES ter reduzido em relação aos anos anteriores, a Santa Casa Cachoeiro no ano de 2015 foi o hospital que mais efetivou a captação de órgãos no Estado, só no 1º semestre 29 pessoas foram beneficiadas com órgãos e tecidos captados pelo hospital, o que torna a Santa Casa Cachoeiro referência em captação.

Atualmente no Brasil, não existe processo formal para se tornar um doador, basta manifestar em vida para familiares o desejo de ser doador, uma vez que no caso de morte encefálica a decisão final é da família.

A expectativa da comissão é que essa campanha possa atingir o maior número de pessoas possível, além de orientar e incentivar a prática desse ato grandioso de solidariedade com o próximo que pode salvar vidas.

Visite nossa exposição: “Apaixone-se por essa causa”:

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher