Evento na Santa Casa marca Comemoraçao ao Dia do Doador de órgaos

Convenhamos que ser referência em captaçao de órgaos nao é uma missao muito fácil, por isso a CIHDOTT Santa Casa premiada recentemente com o título, nao poderia deixar de comemorar o dia nacional do doador de órgaos datado em 27 de setembro, através de evento ocorrido no último dia 25(quinta-feira) no auditório do hospital Santa Casa.

Na abertura foi oferecido um Coffee Break, logo depois houve apresentaçao do Grupo de Teatro do hospital com uma bela interpretaçao da peça “Mensagem de um Doador”.

O evento organizado pela CIHDOTT em parceria com o Centro de Estudos Santa Casa, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Unimed, contou com a presença de Drª Beatriz Helena Santos Gagliano (Coordenadora da CNCDO/ES – Central de Notificaçao, Captaçao e Distribuiçao de órgaos do Espírito Santo), juntamente com a Secretária de Saúde Drª. Maria Cristina Toledo, Dr.Gastao Coelho (Médico Coordenador da CIHDOTT – Comissao           Intra-Hospitalar de Doaçao de órgaos e Tecidos para Transplantes), Hilda Gonçalves Azevedo, (Enfermeira responsável da Comissao), a superintendente da instituiçao Nercedes Canal além de médicos e funcionários da entidade, bem como estudantes da área de saúde.

Dr. Gastao Coelho fez uma breve colocaçao sobre o processo de doaçao de órgaos, conscientizando o público da importância deste ato solidário que depende unicamente do próprio doador, o qual deverá manifestar seu interesse em doar comunicando seu familiar, este por sua vez, será quem poderá autorizar ou nao a doaçao.

Em palestra, Drª. Beatriz Helena apresentou o posicionamento do Espírito Santo na doaçao de órgaos em nível de Brasil e acrescentou enfatizando a importância da contribuiçao da CIHDOTT Santa Casa no alcance destes resultados.

Foram convidados para fazer parte da composiçao de mesa, componentes da CIHDOTT, a coordenadora da CNCDO/ES e a Secretária municipal de saúde, que ficaram a disposiçao dos participantes para esclarecimentos de dúvidas e questionamentos.

“O evento foi um sucesso, ficamos muito felizes, pois acreditamos que o objetivo de conscientizar a comunidade, indo de encontro a profissionais da área de saúde foi alcançado”. Comenta a Enfermeira Hilda Gonçalves Azeredo.