Evento marcou o dia dos filantrópicos no Estado

Os Deputados Estaduais membros da Comissão de Saúde da ALES, se reuniram ontem, 11/03, Dia dos Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo, no Plenário Dirceu Cardoso para Debater sobre a Importância da Rede Filantrópica na Saúde Pública do Estado.
Na oportunidade o Presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos – FEHOFES, Sr. Luiz Nivaldo, fez uma apresentação que abordou o crescimento e os desafios dos filantrópicos.
“Nosso produto não é um sapato, nosso produto são pacientes curados, uma vida transformada, não trabalhamos somente saúde, mudamos vidas.” Disse Luiz Nivaldo ao demonstrar em números a defasagem da tabela SUS e a excelência da gestão filantrópica no Estado. Hospitais que agora além de implantarem residência médica, também estão gerindo outros hospitais, inclusive alguns deles da rede pública.
Atualmente os hospitais filantrópicos formam a maior rede de assistência do Estado, representando 60% de todo atendimento SUS, principalmente os de média e alta complexidade, sendo que a maioria destes hospitais tem 90% de seus serviços destinados ao Sistema único de Saúde e por isso muitas vezes são conhecidos como hospitais públicos.
A Santa Casa Cachoeiro foi uma das instituições que marcaram presença no importante evento, sendo representada pela Superintendente Nercedes Canal e demais gestores e coordenadores.
Após a sessão, a FEHOFES organizou em uma das galerias da ALES exposição fotográfica que ilustrou os principais marcos do ano de 2013 nos hospitais e  realizou ainda algumas homenagens para marcar a importante data.