O conhecimento e o constante aprendizado são fundamentais para o amadurecimento, seja de empresas, pessoas ou organizações. Seguindo essa linha de raciocínio, foi realizado um workshop com um grupo de coordenadores de diversos setores da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. A capacitação foi ministrada pelo consultor Renato Pacheco, da RSP Consultoria.
Trabalhando a linha motivacional, uma das abordagens do encontro foi a construção de uma Análise SWOT do hospital. Também conhecida como Análise FOFA, SWOT, é uma sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam respectivamente Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (FOFA). Desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford, a pesquisa consiste em analisar os pontos fortes e fracos da entidade e assim descobrir o planejamento estratégico necessário.
Durante o workshop, os participantes foram divididos em grupos e listaram as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças identificadas no hospital. Após essa etapa, os coordenadores foram orientados a fazerem reuniões em seus setores para que todos os colaboradores possam também opinar.
A ação é uma estratégia da nova diretoria instituída em janeiro deste ano, na busca de revisar o planejamento estratégico da instituição e traçar indicadores que possibilitem uma visão mais ampla da instituição, seus desafios e projetos a serem elaborados.
De acordo com o consultor Renato Pacheco a iniciativa visa integrar as equipes para revisão do plano estratégico e definição de planos de ações para o hospital. “Fazer um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo, esse é o nosso objetivo. Para isso, precisamos ter o envolvimento de todas as pessoas, definir objetivos claros e criar uma visão, uma missão do hospital comum a todas as pessoas” afirma.
No primeiro momento foi realizada conversa com coordenadores, médicos e enfermeiros, agora o workshop será direcionado aos demais com a ideia de atingir o máximo de funcionários, uma vez que todos precisam ter conhecimento dos objetivos e metas que estamos traçando. “É fundamental o envolvimento e comprometimentos das lideranças junto aos demais para a execução do projeto”, concluiu Renato Pacheco.