Direçao da Santa Casa se reúne com deputados e senadores em Brasília

A nova gestão da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro não tem medido esforços para superar a crise e manter a instituição como referência na região sul do Estado. Na última terça, 08, o superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, padre Evaldo Ferreira, reuniu-se com a bancada federal capixaba, em Brasília. O diretor clínico Manoel Freitas e o conselheiro Dimas Magnago também participaram do encontro.

Apesar das articulações realizadas com o Governo do Estado do Espírito Santo, a Santa Casa, assim como todos os hospitais filantrópicos do país, sofrem os reflexos da crise e equilibrar as contas tem se tornado um trabalho ainda mais difícil.

No encontro, foi apresentado aos deputados o trabalho desenvolvido pelo hospital, os investimentos realizados na Santa Casa por meio de emendas parlamentares e a articulação de novos recursos para os projetos que precisam ser colocados em prática.

O superintendente fez questão de lembrar também do parecer realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que aprovou a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro pela excelência no uso do dinheiro público. Este resultado é fruto de anos de trabalho e ressalta que todos os recursos destinados ao hospital são bem empregados.

"A reunião foi bastante positiva. Tivemos a oportunidade de apresentar a nossa instituição aos parlamentares e pedir a ajuda deles para desenvolver os projetos que temos para melhorar o atendimento da população que depende do hospital. A Santa Casa é uma instituição muito importante, tradicional e que precisa do envolvimento de todos para superar as dificuldades. Os recursos do Governo Federal, que vêm por meio de emendas parlamentares dos nossos deputados e senadores, sem dúvida são fundamentais para ajudar a manter o hospital funcionando com qualidade. Recentemente uma avaliação do Ministério da Transparência apontou que a Santa Casa é exemplo na aplicação do dinheiro público. E assim, com esse mesmo compromisso, é que vamos dar continuidade ao nosso trabalho para oferecer sempre um ótimo atendimento aos nossos pacientes" afirma o superintendente Evaldo Ferreira.

Novos Projetos

Na visão de futuro, a Santa Casa prepara-se para implantar o plano diretor hospitalar (PDH), que foi construído com o objetivo de trabalhar a expansão dos serviços e a melhoria da qualidade, contemplando novos 90 leitos, atingindo um total de 300 leitos de internação.

Neste PDH está prevista ainda a construção de novos centros de imagem (com tomografia e ressonância), de nefrologia com diálise, de ortopedia com reabilitação física e centro cirúrgico com nove salas, novas unidades de internação, expansão de UTI/UADC, novo serviço de nutrição e dietética e recepção.

Outra importante demanda que o hospital tem está no custeio, dada à defasagem de valores da tabela SUS. Hoje existe a necessidade de recursos para a aquisição de materiais, medicamentos e insumos. Assim é importante trabalhar conjuntamente para a obtenção de recursos no Incremento do Custeio da Média e Alta Complexidade (MAC).

No que tange a Filial Castelense, a maior realização será a implantação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade para 10 leitos, que servirá de apoio aos 35 leitos existentes na Santa Casa de Cachoeiro e a implantação de um serviço de hemodiálise.

As propostas proporcionarão segurança a todos os munícipes da região (Castelo/Conceição de Castelo/Venda Nova/Vargem Alta), além de atender parte da demanda de leitos de UTI existente na região sul do estado.